Cuidados contínuos garantem melhor desenvolvimento ocular

Cuidados com os olhos devem começar no pré-natal e se estender durante toda a vida, ressalta especialista

 07/02/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna “Fique de Olho” desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre os cuidados com os olhos das crianças e dos bebês em seu desenvolvimento. Rocha diz que “é importante que os olhos das crianças já recebam cuidados desde a fase intrauterina. Obstetras, quando estão fazendo acompanhamento pré-natal, já realizam exames para garantir tanto a saúde materna quanto a da criança – entre os cuidados com a criança estão os dos olhos.

O professor afirma que, “na sala de parto, a criança já é recebida com uma luz que faz a análise da transparência ocular, o teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho, em seguida ela recebe um tratamento com colírio para fazer a desinfecção eventualmente contraída durante o parto”.

Rocha explica que a criança não nasce enxergando, ela vai desenvolvendo esse sentido ao longo da vida. A estimulação visual, com cores, brinquedos e objetos, é muito importantes para o desenvolvimento de uma boa visão. Segundo o professor, “estes estímulos vão fazer com que haja reconhecimento de cores, visão de profundidade e o desenvolvimento da  visão para os detalhes”.

Na fase de crescimento rápido e conhecimento do mundo,  é muito importante ter cuidado com acidentes. Rocha diz que “parte dos acidentes com crianças acontece dentro do ambiente familiar”. Assim, dentro de casa, devem ser evitados objetos pontiagudos, e no dia a dia deve-se ficar longe de fogos de artifício e, ainda, ter cuidado contínuo com os raios ultravioleta emitidos pelo Sol.

Ouça acima, na íntegra, a coluna do professor Eduardo Rocha.      

Por: Thainan Honorato


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.