Crescimento econômico está entre as expectativas para 2018

O professor Luciano Nakabashi fala sobre a importância das reformas e as mudanças que têm impacto a longo prazo

 20/12/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna “Reflexão Econômica” desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre as expectativas econômicas para o Brasil em 2018. Ele cita os dados recentes do Boletim Focus, que apontam um crescimento de praticamente 1% em 2017, que pode chegar a 3% em 2018. De acordo com o professor, isso acontece pelo grande processo de redução dos juros e pela inflação controlada, que acaba forçando o sistema financeiro, por exemplo, a procurar novos investimentos com mais riscos. Dessa forma, as reduções das taxas de juros vão estimular o investimento e o consumo.

O professor ainda fala que as reformas, como a da Previdência, são importantes para o crescimento econômico sustentável. Para Nakabashi, as reformas Trabalhista e da Terceirização podem fornecer efeitos positivos para a flexibilidade do mercado de trabalho.

Ele ainda ressalta a importância de pensar no crescimento ao longo do tempo, reduzir a burocracia da economia, usar recursos de forma racional em elementos que vão dinamizar a economia, como a educação. Além disso, afirma, é preciso continuar as mudanças na área econômica e na política. E, também, trabalhar questões como corrupção e redução de privilégios para que haja crescimento sustentável além do ano de 2018. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.

Por: Giovanna Grepi

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.