Uma luz num ano escuro

Em 1968, um ano de repressão no Brasil, o Hospital das Clínicas realizou o 3º transplante de coração no mundo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Foto: Reprodução

João Ferreira da Cunha, o João Boiadeiro, recebeu o primeiro transplante de coração do Brasil. A operação realizada por Euryclides de Jesus Zerbini aconteceu no Hospital das Clínicas da USP em maio de 1968, durante um período de endurecimento do regime militar. Paulo Saldiva conta a história dessa operação, que abriu perspectivas para cirurgias do coração e à criação do Instituto do Coração.

O quadro Histórias do Saldiva é apresentado todas as terças-feiras no Jornal da USP por Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina (FMUSP) e atual diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA). Nele, o professor conta um pouco da história da Universidade.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.