USP participa do maior evento de inovação da indústria na América Latina

A 10ª edição do “Congresso Internacional de Inovação da Indústria” tem como tema Ecoinovação, e ocorrerá virtualmente e presencialmente, nos dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo 

 26/09/2023 - Publicado há 7 meses
USP vai levar conhecimento da academia para evento de inovação na indústria – Foto: Divulgação

.
Ecoinovação: rumo à Indústria competitiva e sustentável é a temática da 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, que ocorrerá nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28 de setembro, nos formatos virtual e presencial, no São Paulo Expo, no bairro do Jabaquara, na capital. Considerado um dos maiores eventos de inovação da América Latina, reúne, presencial e virtualmente, especialistas de todo o mundo na busca por soluções e troca de experiências sobre o que há de mais atual em ecoinovação, tendência responsável por novos parâmetros de sustentabilidade e competitividade para os setores industrial e empresarial. Além disso, é uma oportunidade para se conectar com especialistas em inovação, compartilhar soluções e conhecer boas práticas do setor. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line neste link.

Iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), conta com a participação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), da Agência USP de Inovação (Auspin) e do Inova USP (Centro de Inovação da USP). O evento ainda conta com a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

A partir deste ano, o congresso passa a contar com a participação de especialistas, instituições, empresas, delegações e imprensa internacionais, reunindo mais de 60 palestrantes de todo o mundo. A modalidade presencial reúne empresários, gestores, empreendedores, pesquisadores, acadêmicos, estudantes e demais interessados convidados para discutir e debater tendências.

Soluções globais de inovação

O evento está dividido em quatro eixos temáticos: Descarbonização, por meio de tecnologias limpas, eficiência energética e substituição de combustíveis fósseis; Energias Renováveis, como solar, eólica, do hidrogênio e hidráulica como alternativas limpas e sustentáveis; Economia Circular, que promove a reutilização, a reciclagem e a redução de resíduos; e Bioeconomia, que se concentra no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios globais, como a segurança alimentar, a saúde, a energia renovável e a preservação do meio ambiente. Além das palestras, traz painéis e uma área ampla de exposição de tecnologias e inovações de empresas parceiras. 

Entre os destaques do primeiro dia da  programação, estão as palestras A jornada da ecoinovação nas empresas, com Janine Benyus, cofundadora da Biomimicry 3.8; e Navegando nas transformações globais: geopolítica, inovação e resiliência econômica em um mundo em mudança, com Carlos Lopes, professor na Mandela School of Public Governance, Universidade de Cape Town; além da mesa Tendência – Os drivers da ecoinovação e as novas bases da sustentabilidade, com Walter Copan, vice-presidente de pesquisa e transferência de tecnologia da Colorado School of Mines; Luiz Felipe Moura, coordenador geral do Museu de Ciência da Amazônia; e Andrea Ruotolo, head global de sustentabilidade do cliente da Rockwell Automation.

Ainda será realizado o painel Bioeconomia e ativos do Brasil para promover a ecoinovação, com Ismael Nobre, diretor executivo do Instituto Amazônia 4.0, Roseli Mello, diretora global de pesquisa e desenvolvimento da Natura, Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional; Adriana Machado, fundadora do Instituto Briyah, Pablo Cadaval Santos, diretor de P&D Industrial da Suzano, e Luciano Coutinho, professor da Unicamp. E vários momentos Startup. A programação completa está disponível neste link.

+ Mais

Aliança entre economia, meio ambiente e sociedade é vital para a ecoinovação

Maior premiação de inovação 

Consolidado como a principal iniciativa de reconhecimento e estímulo à prática de inovação no País, o Prêmio Nacional de Inovação busca contribuir no processo de aprendizado e possibilitar troca de experiências, auxiliando na identificação dos pontos fortes e oportunidades de melhorias em inovação e gestão da inovação.

Realizada durante o Congresso de Inovação, a premiação é voltada para empresas do setor industrial, pequenos negócios de todos os setores e ecossistemas de inovação que atuam no Brasil. A grande novidade nesta edição é o reconhecimento de pesquisadores inovadores que atuam em um ou mais projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas.

Os participantes inscritos são avaliados com base em critérios estabelecidos em metodologias de avaliação, alinhados ao Manual de Oslo e às principais premiações de inovação do mundo.

Congresso Internacional de Inovação da Indústria
Dias 27 de setembro, a partir das 8h, e 28 de setembro, a partir das 9h
São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda)
Inscrições gratuitas: https://mktcni.microsoftcrmportals.com/CIII_Portal_Portugues
Mais informações: https://www.congressodeinovacao.com.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.