USP em São Carlos promove evento sobre universo divertido da matemática

No próximo sábado, 16 de setembro, o Centro de Divulgação Cultural e Científica da USP São Carlos recebe o segundo episódio do projeto gratuito e aberto ao público que promove o ensino da matemática

 13/09/2023 - Publicado há 8 meses
Crianças, jovens, adultos e idosos participam das atividades do projeto, que acontecem uma vez por mês, sempre aos sábados – Foto: Ana Luisa Carreira de Santiago

.
Por Denise Casatti*

“Eu quero aprender mais sobre frações”, disse o estudante Artur Y Castro Pavan Ribeiro, 11 anos, ao final da primeira edição do projeto Matemática na Medida Certa. A curiosidade de Artur poderá ser saciada no próximo encontro da iniciativa, que acontece neste sábado, 16 de setembro, a partir das 10 horas, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos

Acompanhado pelos pais, o garoto revelou, na saída do episódio de estreia do projeto, dia 19 de agosto, que passou a perceber a matemática como algo mais legal do que imaginava. Já a estudante Raquel Arantes do Nascimento, 9 anos, participou da iniciativa junto com o pai, e saiu do evento falando o que aprendeu sobre probabilidades: “É algo que, às vezes, pode ser muito difícil de acontecer, mas que não é impossível”.

Com o objetivo de levar o público a descobrir o universo divertido da matemática, as atividades do projeto acontecem uma vez por mês, sempre aos sábados, a partir das 10 horas, no CDCC, e não demandam inscrições prévias. Podem participar crianças, jovens, adultos e idosos. “São atividades para quem tem de 9 a 99 anos”, brinca o coordenador da iniciativa, professor Ali Tahzibi do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Cada episódio tem como foco apresentar alguns exemplos concretos de problemas e soluções matemáticas que estão presentes no nosso cotidiano, mas nem sempre conseguimos enxergar. Por exemplo, no primeiro episódio, o professor lançou a seguinte questão para o público: “Imagine que um sorveteiro vai ao parque vender sorvetes e quer posicionar seu carrinho na saída do local para que mais pessoas comprem o produto. Ele sabe que só há uma entrada para o parque, mas há muitas saídas. Em alguns pontos do passeio pelo lugar, as pessoas encontram encruzilhadas e precisam decidir se vão para o lado direito ou para o lado esquerdo. Considerando as diversas possibilidades, em qual saída é melhor o sorveteiro colocar o carrinho?”

Para calcular onde era mais provável que as pessoas saíssem, o professor fez uma série de demonstrações, com a ajuda de dois bolsistas do projeto: Julia Jaccoud, conhecida nas redes como “A Matemaníaca”; e José Andres Guzman Moran, ambos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC. Usando um computador, eles demonstraram, por meio de centenas de simulações, que as saídas mais ao centro do parque provavelmente seriam as mais indicadas para o sorveteiro colocar seu carrinho.

“No próximo episódio, dia 16 de setembro, vamos falar de números fracionários. Será que, se eu escolher dois terços de uma pizza, vou comer mais ou menos do que quem escolher quatro quintos da mesma pizza?”, pergunta Tahzibi. Para responder à questão, o professor e os bolsistas do projeto vão propor alguns desafios ao público: “Vamos brincar de emaranhar e desemaranhar cordas realizando operações básicas matemáticas com frações. Porque diversão é a alma da teoria”.

Matemática na Medida Certa: um evento da USP para quem tem de 9 a 99 anos
Quando: uma vez por mês, aos sábados, das 10 às 11h30. Próximos encontros: 16/9; 21/10; 18/11 e 16/12.
Onde: CDCC/USP, Rua Nove de Julho, 1.227, Centro – São Carlos.
Não é necessário se inscrever antes, a atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.
Saiba mais sobre o projeto: neste link
Dúvidas? Escreva para comunica@icmc.usp.br ou envie uma mensagem para (16) 3373-9666

.

* Assessoria de Comunicação do ICMC USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.