Festival da USP premia vídeos de professores que inovem no ensino de matemática

Em sua segunda edição, o evento reconhece novas abordagens no ensino de matemática baseadas nas experiências de sala de aula; inscrições estão abertas até 12 de abril

07/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 10/02/2022 as 10:23
2º Festival de Vídeos de Práticas de Ensino de Matemática é uma iniciativa do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (Caem) da USP – Montagem: Freepik / reprodução CAEM

O aprendizado de matemática da rede básica de ensino ganhou um desafio extra na pandemia. Após o isolamento social, novas práticas pedagógicas foram adotadas pelas escolas, que se veem diante das possibilidades do ensino presencial, híbrido ou remoto. Mas, em qualquer uma das opções, uma questão permanece: o empenho dos professores em estimular e manter a participação ativa dos alunos.

Para reconhecer a resistência e criatividade dos professores de matemática da rede básica de ensino, o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP criou o Festival de Vídeos de Práticas de Ensino de Matemática (VPEM). Em sua segunda edição, o evento pretende incentivar e divulgar novas abordagens de ensino de matemática por meio de experiências ou vivências de professores da educação básica retratadas em vídeos educacionais.

Os vídeos devem ter de 5 a 15 minutos de duração e devem abordar práticas de ensino de matemática em situações presenciais, semipresenciais ou a distância, que estimulem o envolvimento de estudantes em seu processo de aprendizagem de matemática.

A inscrição é gratuita. Para participar, é necessário preencher este formulário até o dia 12 de abril. Os vídeos devem ser enviados em um campo específico do formulário, preferencialmente nos formatos MP4, MOV ou AVI.

Curtindo matemática

Professores interessados podem se inscrever individualmente ou em grupos de até cinco participantes. Cada autor ou coautor do vídeo pode participar com até duas submissões, no entanto só é possível se inscrever em uma categoria de vídeo:

• 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (FundI)
  • 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (FundII)
  • Ensino Médio (EM)

Os vídeos serão avaliados por uma comissão organizadora, em duas etapas. Na primeira etapa, um comitê analisará incoerências técnicas e de conteúdo matemático ou didático. A obra que apresentar erros conceituais, indução a erros, preconceito ou discriminação de qualquer tipo será desclassificada. O trabalho deve ser inédito, não podendo, portanto, ter sido exibido em qualquer meio de comunicação eletrônico até o fim do festival.

Na segunda etapa, os vídeos irão a júri popular. O IME irá disponibilizar os vídeos selecionados na primeira etapa no canal do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (Caem) no Youtube, para receber votos do público. De acordo com a organização, em cada categoria, aquele que obtiver maior número de curtidas até as 23 horas e 59 minutos do dia 19 de maio de 2022 será o vencedor no critério Júri Popular.

Após a seleção dos vídeos mais curtidos pelo público, a comissão julgadora indicará até seis vídeos para a fase final de cada categoria. O resultado final será divulgado em evento de encerramento, com cerimônia de premiação a ser divulgada no site do festival.

+ Mais

Vídeos mostram experiências inovadoras no ensino de matemática

Os vídeos vencedores serão publicados em uma revista on-line do festival e receberão uma placa e um conjunto de livros da coleção Ensino Fundamental, do Caem. Os autores dos vídeos premiados também receberão certificados de premiação no evento de encerramento.

Saiba mais acessando o regulamento do festival ou no site do festival.

Confira abaixo a cerimônia de premiação da primeira edição do festival, realizada em 2021:

Os vídeos escolhidos pelo júri popular em 2021 podem ser conferidos neste link.

.