Atividades divertidas mostram a matemática do cotidiano na USP em São Carlos

A partir de sábado, 19 de agosto, o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP São Carlos receberá uma série de atividades divertidas para mostrar o quanto a matemática está presente no nosso dia a dia

14/08/2023 - Publicado há 9 meses
Evento apresenta exemplos concretos de problemas e soluções matemáticas – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Por Denise Casatti*

Crianças, jovens, adultos e idosos poderão descobrir o universo divertido da matemática a partir de sábado, 19 de agosto, às 10 horas, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos. É quando começam as atividades gratuitas mensais do projeto Matemática na Medida Certa, coordenado pelo professor Ali Tahzibi do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

O objetivo da iniciativa, que não demanda inscrições prévias, é apresentar ao público exemplos concretos de problemas e soluções matemáticas, que estão presentes no nosso cotidiano, mas nem sempre conseguimos enxergar. Na estreia do projeto, dia 19, os participantes serão convidados a passear por um labirinto. Como em todo passeio, vão precisar decidir qual caminho seguir, e serão convidados a contar as possíveis opções para chegar ao destino, lidando com os imprevistos sempre presentes em uma jornada.

Com o projeto, a ideia é desconstruir algumas visões equivocadas da área por meio de jogos e desafios divertidos, que serão conduzidos pelo professor Ali e por bolsistas do projeto. “A matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento e na resolução de problemas práticos do cotidiano. No entanto, muitas pessoas, incluindo estudantes do ensino médio e profissionais de outras áreas, ainda a veem como uma disciplina difícil”, explica o professor.

No dia 19, por exemplo, dois bolsistas vão apoiar as atividades no CDCC: Julia Jaccoud, conhecida nas redes como “A Matemaníaca”; e José Andres Guzman Moran. Os dois são mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC e vão compartilhar conhecimentos e curiosidades com o público, ficando à disposição para esclarecer dúvidas. É uma oportunidade ímpar para compreender esse campo da ciência com mais afeto.

Mais informações pelo e-mail comunica@icmc.usp.br ou telefone (16) 3373.9666

Matemática na medida certa
Quando: aos sábados, das 10h às 11h30, começando em 19 de agosto. Próximos encontros: 16/9; 21/10; 18/11 e 16/12.
Onde: CDCC USP, Rua Nove de Julho, 1.227, Centro – São Carlos
Não é necessário se inscrever antes, a atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.

.

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP