JogoMat: competição da USP propõe jogos matemáticos para alunos do ensino básico

Podem participar escolas públicas e privadas de São Paulo com alunos do fundamental ao médio; torneio é promovido pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP e as inscrições se encerram no dia 30 de março

09/03/2023 - Publicado há 1 ano
Campeonato vai trabalhar matemática com jogos de tabuleiro – Foto: Freepik

.
Como complementar o ensino de matemática com atividades lúdicas? Um dos caminhos é por meio de torneios como o
4º Campeonato de Jogos Matemáticos, o JogoMat, que ajuda os alunos do ensino básico a desenvolverem habilidades para resolver problemas de matemática. O projeto é promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática João Afonso Pascarelli (Caem), órgão de extensão do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Podem participar escolas públicas e privadas de São Paulo. A competição está programada para acontecer entre abril e setembro, e as inscrições devem ser feitas em formulário até o dia 30 de março.

O principal objetivo do JogoMat é estimular o desenvolvimento dos estudantes em relação a si mesmos e aos outros por meio do raciocínio e da interação entre os jogadores. Nos jogos, os alunos irão aperfeiçoar habilidades cognitivas que também são necessárias na matemática, como a concentração, memória e capacidade de pensar antes de agir, e, assim, terão mais facilidade para assimilar os conteúdos da disciplina.

Durante a competição, os professores terão a chance de avaliar as produções de seus alunos enquanto os auxilia na interpretação das regras, no desenvolvimento de estratégias, na análise e comparação com jogos já conhecidos e no compartilhamento dos raciocínios utilizados nas partidas. A partir desse contato, os docentes poderão introduzir novos modos de ensino em sala de aula.

O campeonato tem apoio e coordenação do VemKaJogar, projeto de Kátia Kurianski, pesquisadora e ministrante de cursos e oficinas sobre jogos de tabuleiro formada em Matemática pela USP. A modalidade da 4ª edição do JogoMat são os jogos de tabuleiros móveis. Confira vídeos da edição de 2022 aqui

Para inscrever sua escola, preencha esse formulário até o dia 30 de março, que traz os valores das taxas e possibilidades de isenção, além de informações sobre um encontro, programado para o dia 25 de março, com a equipe do Caem para os professores conhecerem mais detalhes sobre a competição e o cronograma. Em caso de dúvida, entre em contato com o Caem pelo e-mail jogomat@ime.usp.br ou no telefone (11) 3091-6160.