USP e jornal “Folha de S. Paulo” lançam Cátedra Otavio Frias Filho

Cátedra desenvolverá estudos nas áreas de comunicação, democracia e diversidade e será sediada no Instituto de Estudos Avançados (IEA)

 19/02/2021 - Publicado há 10 meses  Atualizado: 24/02/2021 as 10:51
Por
Otavio Frias Filho – Foto: Raquel Cunha/Reprodução Folhapress

 

A USP e o jornal Folha de S. Paulo lançam hoje, dia 19 de fevereiro, a Cátedra Otavio Frias Filho, que desenvolverá estudos nas áreas de comunicação, democracia e diversidade e será sediada no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade. O lançamento ocorre na data em que o jornal comemora seus 100 anos de criação e faz parte das festividades do centenário da publicação.

O projeto da Cátedra prevê a criação de um centro de pesquisas e disseminação do conhecimento sobre o papel da comunicação, em especial o jornalismo, para a manutenção e o constante fortalecimento da democracia, incluindo os direitos das minorias e contra os diferentes tipos de discriminação, bem como outros fenômenos relacionados, como os novos populismos, que ameaçam o Estado democrático de direito.

Anualmente, a Cátedra contará com a participação de um catedrático, de notória trajetória na área, que será responsável pela organização de um ciclo de palestras mensais, cujo conteúdo será transformado em um livro.

“A criação de cátedras é de suma importância para a Universidade, pois trazem personalidades externas ao mundo acadêmico para discutir temas que são caros à sociedade. A gênese de nossa instituição é a de ser um locus de discussão de ideias e a pandemia da covid-19 nos mostrou a necessidade de os pesquisadores cada vez mais trabalharem em conjunto. Tenho certeza que a Cátedra Otavio Frias Filho, por seu caráter multidisciplinar, brevemente se tornará uma referência nos estudos sobre comunicação, democracia e diversidade. A USP se sente honrada em firmar esta parceria com a Folha, neste ano em que o jornal comemora 100 anos de existência”, destaca o reitor da USP, Vahan Agopyan.

O diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, ressalta a homenagem da Cátedra a Otavio Frias de Oliveira Filho, que esteve à frente do jornal por 34 anos e foi o mentor do Projeto Folha, que modernizou o jornalismo brasileiro na década de 80. Frias faleceu em 2018, aos 61 anos, vítima de câncer. “A Cátedra valoriza o legado de um notável advogado e jornalista formado na USP. A parceria entre a Folha e o Instituto de Estudos Avançados cria uma plataforma ideal para fomentar novas ideias acerca da convergência entre essas três questões que moldarão o futuro da sociedade”, afirma.

“Otavio é o responsável pelo Projeto Folha, que transformou o jornalismo moderno no Brasil. Agradecemos à USP e esperamos ficar ainda mais próximos da Universidade depois dessa iniciativa”, considera o publisher do jornal Folha de S. Paulo, Luiz Frias.

Linhas de pesquisa

O professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e coordenador acadêmico do projeto, André Chaves de Melo Silva, explica que a Cátedra contará com um corpo de pesquisadores permanente, que atuará em linhas de pesquisas ligadas a temas como a história da diversidade e intolerância, ciência e diversidade, diversidade e divulgação científica e refugiados.

Além disso, serão selecionados, por meio de editais, alunos de pós-graduação, mestres, doutores e pós-doutores que queiram participar do ciclo de palestras e do desenvolvimento de pesquisas relacionadas à temática escolhida para o ano.

Segundo Silva, caberá ao Comitê de Governança a indicação do titular da Cátedra, o que deve ocorrer brevemente. O Comitê é formado pelo diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski; pelo publisher da Folha, Luiz Frias; pelo diretor do jornal, Sérgio Dávila; pelo coordenador acadêmico da Cátedra, André Chaves de Melo Silva; pelo coordenador-adjunto da Cátedra e professor da ECA, Claudio Tognolli; e por um docente que será indicado pelo IEA.

Rádio USP

Ouça a entrevista do professor Guilherme Ary Plonsky, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP e do professor coordenador acadêmico da Cátedra, André Chaves de Melo Silva da Cátedra Otavio Frias Filho, no Jornal da USP no Ar 1ª Edição, dia 24/2.

página atualizada dia 24/02 às 10h50


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.