USP Diversidade celebra negritude e destaca protagonismo negro em campanha

Estudantes, professores e trabalhadores negros da Universidade podem inscrever seus trabalhos; personalidades negras são lembradas em ação nas redes sociais

19/11/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 24/05/2022 as 8:58

O USP Diversidade, programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), iniciou uma ação de enaltecimento da negritude na Universidade. A campanha busca incentivar e divulgar a obra de estudantes e trabalhadores negros da USP. Serão aceitos trabalhos científicos, obras de arte, poemas, músicas, vídeos ou qualquer criação autoral de todos os campi. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível neste link.

A campanha do Mês da Consciência Negra promovida pelo Programa USP Diversidade ocorrerá ao longo do mês de novembro e terá como tema principal a população negra e outras populações prioritárias em saúde. A ação visa a divulgar os trabalhos autorais de negras e negros da USP como forma de incentivo à produção intelectual e à permanência estudantil na graduação.

Nas redes sociais do USP Diversidade, também serão divulgadas publicações sobre personalidades negras de relevância nacional e internacional. O objetivo é discutir temáticas atuais relacionadas à diversidade, estimular o respeito às diferenças e promover a reflexão e o respeito à igualdade racial.

Kabenguele-Munanga, Milton Santos, Djamila Ribeiro, Eunice Prudente, Alzira Rufino, Jaqueline Goes de Jesus, Jurema Werneck, Nilo Peçanha, Conceição Evaristo, Sueli Carneiro, Mano Brown e Silvio Almeida são algumas das personalidades destacadas pela campanha

O Programa USP Diversidade, vinculado ao Programa USP Comunidade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, tem o objetivo de desenvolver ações que estimulem a igualdade, a solidariedade e fortaleçam a promoção da diversidade e o respeito aos direitos humanos.

Atualmente o USP Diversidade se articula com projetos, atividades e grupos já existentes na Universidade para a criação e o fortalecimento de ações e de políticas de diversidade que combatam o preconceito e a discriminação.

O programa mantém um repositório de publicações sobre diversidade étnico-racial, disponível neste link.
Saiba mais em:
O USP Diversidade está no