USP Diversidade realiza debates sobre políticas de gênero e diversidade sexual

Os eventos são gratuitos e acontecem no Auditório Lupe Cotrim, da ECA, sempre às terças-feiras, das 14h30 às 16h30. Os seminários são nos dias 23/4, 7 e 21/5, 4/6; e os encontros nos dias 14/5, 11 e 18/6.

07/05/2013 - Publicado há 11 anos

O programa USP Diversidade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), promove nos meses de abril, maio e junho uma série de eventos com o objetivo de aproximar a pesquisa sobre a diversidade sexual desenvolvida na USP das políticas públicas praticadas atualmente sobre esta temática. A programação inclui apresentações de gestores que estão hoje à frente das políticas LGBT nas esferas municipal, estadual e federal, bem como de docentes da Universidade. Os eventos, divididos em seminários e encontros, são gratuitos e acontecem no Auditório Lupe Cotrim, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sempre às terças-feiras, das 14h30 às 16h30.

Os “Seminários Avançados de Diversidade Sexual” apresentam a produção de docentes da USP, visando estabelecer um canal de diálogo para a formulação de ações de promoção da diversidade e combate ao preconceito. Participam dos seminários os professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH): Gustavo Venturi Junior, Laura Moutinho e Heloísa Buarque de Almeida; e também o professor da ECA, Ricardo Alexino Ferreira. Alguns dos temas que serão discutidos são a homofobia no Brasil, os relacionamentos afetivos-sexuais no “mundo trans” e a questão do gênero e sexualidade na televisão, entre outros. O primeiro seminário aconteceu no dia 23 de abril, os próximos serão nos dias 7 e 21 de maio, e 4 de junho.

Os “Encontros com Gestores LGBT” têm o objetivo de promover o debate sobre a diversidade sexual além dos muros da USP, buscando nas práticas reais os insumos para a reflexão e pesquisa. Participam dos encontros o representante da Coordenadoria dos Assuntos da Diversidade Sexual da Prefeitura de São Paulo, Julian Rodrigues; o assessor de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Cássio Rodrigo; e a coordenadora de Políticas para Diversidade Sexual da Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo, Heloísa Alves. Estes encontros serão realizados nos dias 14 de maio, 11 e 18 de junho.

A programação completa está disponível na página do programa no Facebook.

Coordenado pelo professor Ferdinando Martins, da ECA, O USP Diversidade deu início às suas atividades em agosto do ano passado, visando desenvolver ações que estimulem a solidariedade, a promoção e o respeito aos Direitos Humanos. Inicialmente, o programa tratará da diversidade sexual, escolhida por demandar, no momento, ações mais imediatas. O projeto pretende abranger no futuro outras formas de diversidade, como a religiosa, a racial e o preconceito contra migrantes. O USP Diversidade está localizado no conjunto das Colmeias (próximo ao Restaurante Central), Favo 3 – Cidade Universitária.

Todos os seminários e encontros serão realizados no Auditório Lupi Cotrim da ECA, localizado na Av. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 1º andar – Cidade Universitária.
Mais informações sobre o programa USP Diversidade pelo telefone: (11) 3091-9185 ou por e-mail: diversidade@usp.br

(Com informações da Divisão de Comunicação Institucional da PRCEU)