Programa USP Diversidade realiza ações de saúde para a população negra

No dia 19 de novembro, ações gratuitas e abertas à população em geral incluem testes rápidos de HIV, de hepatites virais e de sífilis, aferições da pressão arterial e dosagens de glicemia

 Publicado: 12/11/2021
Foto: Reprodução/USP Diversidade

.
O Programa USP Diversidade, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, promove no próximo dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, ações gratuitas de saúde abertas à população em geral. As atividades acontecerão das 10 às 16 horas no Centro Maria Antonia, localizado na região central da cidade de São Paulo.

Serão realizados testes rápidos de HIV, de hepatites virais e de sífilis, aferições da pressão arterial, dosagens de glicemia, oficinas de biossegurança e prevenção à covid-19, além da distribuição de materiais educativos e kits de saúde sexual em parceria com Instituto Cultural Barong.

“A ação USP Diversidade e Saúde da População Negra tem o objetivo de alertar para a necessidade de ações e políticas públicas mais específicas a partir de uma data tão importante no calendário nacional que é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra”, afirma a coordenadora do programa, Ana Paula Morais Fernandes.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgados em 2018 alertam que os negros têm a maior incidência de problemas de saúde evitáveis no Brasil. São casos como hipertensão, diabete, infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose e mortes maternas e infantis. “Não se trata de uma população doente, mas com maior vulnerabilidade provocada por fatores sociais de saúde ou baixas condições sanitárias”, complementa a professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).

USP Diversidade e Saúde da População Negra

Quando: 19 de novembro (sexta-feira), das 10 às 16 horas
O quê: Testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis; aferições da pressão arterial; dosagens de glicemia; oficinas de biossegurança e prevenção à covid-19 e distribuição de materiais educativos e kits de saúde sexual
Quanto: gratuito e aberto a todos, com atendimentos por ordem de chegada
Onde: Centro Maria Antonia da USP. Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo-SP (perto das estações Higienópolis-Mackenzie e Santa Cecília do Metrô)

.

Texto: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.