Pesquisa busca voluntários para estudo sobre saúde mental e julgamento moral

Participantes devem ter 18 anos ou mais e devem preencher um formulário com dilemas morais para contribuir para estudo da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto

 15/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 19/03/2021 as 16:47
Por
Dilema moral é tema de pesquisa na área de saúde mental – Foto: 123RF

.

“Imagine que você é o presidente de um país e, em outro lugar do mundo, um vírus está matando muitas pessoas. Um grupo de cidadãos do seu país, que está onde esse vírus começa a se alastrar, pede para ser resgatado. Se você não enviar um avião para resgatá-los, eles poderão morrer, mas, se eles forem para o seu país, poderão levar o vírus e causar mais mortes. O que você faria?”, questiona a mestranda Carolina Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

A situação, que aconteceu no início da pandemia de covid-19, é o chamado dilema moral por exigir uma resposta sobre se algo é certo ou errado. Neste sentido, um estudo da FMRP busca voluntários para avaliar as características que podem interferir no julgamento moral, além de entender a relação entre o que as pessoas pensam ser certo ou errado, dilemas morais e outras características pessoais como estresse, empatia, personalidade e sexo.

Os participantes devem ter 18 anos ou mais e devem preencher um questionário on-line neste link. O estudo  Julgamento Moral: adaptação transcultural de instrumentos e associações com variáveis clínicas e sociodemográficas é da mestranda Carolina, sob orientação da professora Flávia de Lima Osório.

Mais informações: moral.experimento@gmail.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.