Universitários de todo o Brasil podem se tornar embaixadores de saúde planetária

O processo seletivo para o Programa de Embaixadores de Saúde Planetária, do Instituto de Estudos Avançados da USP, recebe inscrições até 13 de fevereiro

 09/02/2023 - Publicado há 1 ano
Universitários de todo o Brasil podem participar do programa de saúde planetária – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Saúde Planetária é um campo de pesquisa e ações relacionado aos impactos que o homem causa no meio ambiente e ao quanto esses ecossistemas, em desequilíbrio, colocam em risco nossa saúde e nossos modos de vida. Em sua terceira edição, o Programa Brasileiro de Embaixadores de Saúde Planetária, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, abriu inscrições para o processo seletivo de 2023 para estudantes de graduação e pós-graduação, de todas as disciplinas e áreas do conhecimento, vinculados a universidades públicas ou privadas, de todo o Brasil. Para saber mais sobre o programa acesse este link ou consulte o Edital de Seleção 2023 .

Durante o programa, os embaixadores selecionados terão a oportunidade de construir sua rede de Saúde Planetária e desenvolver habilidades organizacionais e de liderança, podendo assumir protagonismo em seus respectivos locais de atuação, educar sua comunidade e facilitar a colaboração entre as disciplinas e iniciativas existentes no âmbito da saúde humana e das mudanças ambientais e climáticas. Os participantes terão apoio de um grupo de mentores e poderão engajar estudantes da educação básica para a ação em suas localidades, por meio de parcerias com escolas.

O prazo de inscrição é 13 de fevereiro por meio de formulário on-line. Os dados enviados serão avaliados até o dia 22 de fevereiro por uma comissão formada por pesquisadores do Grupo de Estudos em Saúde Planetária do IEA. A lista dos embaixadores selecionados será divulgada no dia 27 de fevereiro, e o programa tem início em 1º de março até 15 de dezembro de 2023.  Ao final do programa, serão conferidos aos participantes certificado dos embaixadores pela USP. Mais informações neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.