Secretaria Nacional dos Territórios Periféricos abre seleção para o programa Periferia Viva

A ideia é planejar uma intervenção integrada envolvendo várias áreas do governo

 12/10/2023 - Publicado há 7 meses     Atualizado: 16/10/2023 as 8:55
Por

Logo da Rádio USP

Neste episódio do Cotidiano na Metrópole, o professor Nabil Bonduki avalia os impactos dos eventos extremos na metrópole São Paulo. Ele conta que tais eventos extremos, gerados pela emergência climática, estão afetando fortemente não só cidades na Região Metropolitana de São Paulo, mas também cidades localizadas no Sul do País, com dezenas de mortos. Semana passada, os mais prejudicados foram Franco da Rocha e Caieiras, Região Metropolitana de São Paulo, que têm sofrido repetidos eventos graves e contabilizado mortes.

O maior problema apontado por Bonduki é que ainda não estamos necessariamente no período de chuvas fortes, embora as mudanças climáticas tenham alterado essa lógica. O professor ressalta que antevemos para os próximos meses a repetição desses eventos extremos tanto na Região Metropolitana de São Paulo como em vários outros lugares do Brasil, o que exige efetivamente uma centralidade dos três níveis de governo para enfrentar essas questões, através do que chamamos de adaptação das cidades, um ponto central do programa de todo poder público e da sociedade de uma maneira geral. “Sugiro uma ação mais efetiva do poder público, uma ação integrada que articule vários setores da administração pública e que possa se antecipar aos eventos.”

Bonduki conta que, neste ano, foi criada uma Secretaria nova no Ministério das Cidades, a Secretaria Nacional dos Territórios Periféricos, que propôs um programa para a Periferia Viva, que visa a planejar uma intervenção integrada, envolvendo as várias áreas do governo, transformando essas regiões não apenas em urbanização de assentamentos precários para a prevenção a risco, mas intervenções que envolvam o amplo conjunto de ações necessárias para reduzir os problemas gravíssimos que existem nessas regiões da cidade.


Cotidiano na Metrópole
A coluna Cotidiano na Metrópole, com o professor Nabil Bonduki, vai ao ar quinzenalmente às quinta-feira às 9h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção a Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.