Semana de eventos traz experiências de cooperação científica entre Brasil e França

Programação de 19 a 23 de setembro terá pesquisadores dos dois países reunidos no campus da USP em São Paulo; evento terá transmissão on-line

29/08/2022 - Publicado há 2 anos

.
Uma semana de eventos e atividades, entre os dias 19 e 23 de setembro, pretende promover a reflexão sobre as trocas científicas, culturais, econômicas e políticas entre franceses e brasileiros, considerando também as relações com a USP. Trata-se da Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica, que será realizada presencialmente no auditório do Conselho Universitário, situado no prédio da Reitoria da USP, e também terá transmissão on-line pelo Canal do IEA USP neste link.

O evento é gratuito e aberto ao público, realizado pelo Consulado Geral da França em São Paulo em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), ambos da USP. O evento também tem apoio da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e do Instituto Moreira Salles (IMS Paulista) e curadoria de Marisa Midori Deaecto, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e Nadège Mezié, do Consulado Geral da França.

Para participar presencialmente há 150 vagas; é necessário apresentar o comprovante de vacinação e fazer a inscrição conforme a programação do evento.

Dia 19 de setembro

9h30 – Transmissão e Trocas de Saberes: Um Olhar Histórico e Comparatista
Christian Jacob, diretor de investigação do Centre national de la recherche scientifique (CNRS). Mediação: Marisa Midori (ECA)

14h30 – Rever/Reler Debret
Jacques Leenhardt, diretor de estudos da Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Mediação: Samuel Titan Jr (FFLCH e IMS)

Dias 20 e 21 de setembro

Dia 20 – A partir das 9h30

Abertura
Hervé Théry (coordenador do IdA-Pôle Brésil); Marisa Midori Deaecto (ECA e IEA) e Monica Raisa Schpun (EHESS-Paris)

Conferência – Entre Bulevares e Cruzamentos: os trânsitos entre a França e o Brasil
Monica Raisa Schpun (EHESS-Paris). Mediadora: Sandra Nitrini

Mesa-Redonda – Ciências Humanas e Cooperação Científica
Mediadora: Gabriela Pellegrino Soares (FFLCH)

• Figuras Intelectuais no Novo Mundo: Práticas e Representações dos Professores de Sociologia da USP
    Marcia Consolim (Unifesp)
  • Pelos olhos de Dina: Gênero, Raça e Antropologia nos Diários de Campo de Dina Dreyfus Lévi-Strauss
    Fernanda Azeredo de Moraes (EHESS/Paris)
  • A Circulação do Padre Lebret no Brasil e o Movimento Economia e Humanismo
    Hugo Quinta (Unesp-Assis)

Mesa-Redonda – Trânsitos Franceses nas Artes e nas Letras
Mediador: Conrado Fogagnoli (FFLCH e IEA)

• Marcel Gautherot: a Fotografia e a Síntese Moderna
    Samuel Titan Júnior (FFLCH)
  • Sobre a Originalidade da Crítica Cinematográfica de Jean-Claude Bernardet
    Rubens Machado Júnior (ECA)
  • Jacques Monet em São Paulo: Inserção de um Décorateur Ensemblier Francês no Pós-Guerra
    Paulo César Garcez Marins (Museu Paulista)
  • Georges Bernanos (1888-1948) e sua Recepção no Brasil
    Tania Regina de Luca (FLCLAS-Unesp)

Dia 21 – A partir das 9h30

Conferência – Humanidades e Ciências Sociais nas Relações Científicas Franco-Brasileiras
Hervé Théry (CNRS-CREDA, FFLCH e IEA)
Mediadora: Regina Salgado Campos (FFLCH e IEA)

Mesa-Redonda – Economia e Diplomacia Cultural
Mediador: Antonio Dimas (FFLCH e IEA)

• Importações, Edições e a Geopolítica dos Livros: a Livraria Francesa e a Editora Difel em São Paulo (1947-1960)
    Fabiana Marchetti (FFLCH)
  • Garimpo Editorial Francês na Literatura Brasileira dos Anos 1960
    Márcia Valéria Martinez de Aguiar (EFLCH-Unifesp)
  • Charles Hü: Comércio e Cultura na São Paulo Modernista
    Ana Luiza Martins (Condephat, São Paulo)
  • Paul Le Cointe: um Ator da Indústria de Borracha na Baixa Amazônia Brasileira
    Emilie Stoll (CNRS)

Mesa Redonda – Trânsitos Franceses nas Artes e nas Práticas de Consumo
Mediadora: Marisa Midori Deaecto (ECA e IEA)

• A Presença Francesa no Processo de Modernização do Teatro Brasileiro no Século XX: Antoine, Morineau e Mnouchkine
    Elizabeth Ribeiro Azevedo (ECA)
  • Intermittents du Spectacle: Trabalho, Migração e Relações de Gênero
    Liliana Segnini (Unicamp)
  • Gastronomia Francesa no Brasil: Transformações em Práticas e Representações
    Débora Previatti (EN-UFBA)
  • A Multinacional Francesa Rhodia Têxtil e a Alta-Costura Franco-Brasileira no Brasil dos Anos 1960
    Maria Claudia Bonadio (IAD-UFJF)

Dias 22 e 23 de setembro

Simpósio Ciência Aberta: Encontro Internacional França – América do Sul
Painéis: Humanidades digitais, Avaliação dos pesquisadores e Ciência cidadã e um diálogo sobre o conhecimento como um bem comum.
Vários participantes, entre eles Renato Janine Ribeiro, Ricardo Medeiros Pimenta, Sylvie Rousset, Laura Rovelli, Bianca Amaro e Cláudia Bauzer Medeiros

Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica
19 a 23 de setembro
Evento público e gratuito, com transmissão on-line