Mosaicos Culturais #15: MC Magrão mostra criatividade instantânea em batalha de free style

Ouvintes da Rádio USP podem verificar as habilidades de improviso de rimadores, que ecoavam nos fones de ouvido de Eduardo Murilo, estudante de Artes Cênicas na USP

Publicado: 06/05/2024     Atualizado: 12/05/2024 as 20:39
Mosaicos Culturais - USP
/

MC Magrão, rapper e mestre de cerimônias (MC) de São Paulo, é reconhecido no cenário das batalhas de rima por sua habilidade e estilo únicos no freestyle, uma forma de improvisação verbal na qual os MCs rimam sobre temas aleatórios ou sugeridos pela plateia no momento da batalha.

As diversas ligas e eventos de batalhas de rima, também conhecidas como “batalhas de MCs”, atraem milhares de espectadores, reunindo rimadores para expor a potência da palavra falada. Em uma disputa lírica, os MCs, protagonistas da batalha, enfrentam-se em um duelo verbal de improvisos, rimas e flow. É uma competição de habilidades em um formato de improvisação livre, onde os participantes demonstram sua capacidade natural de improvisar rimas sem a necessidade de preparação ou o uso de letras escritas previamente.

Durante as batalhas, cada MC tem a oportunidade de criar punchlines criativas em resposta aos versos do adversário. Essas disputas acontecem frequentemente em eventos de hip-hop, shows ou até mesmo em locais públicos, sendo uma parte crucial da cultura hip-hop.

Print de vídeo de MC Magrão no Tik Tok

MC Magrão é conhecido por promover e participar de batalhas de rima que seguem o princípio do freestyle, desafiando os participantes a improvisar suas rimas na hora, sem ensaios ou preparações. Compilações dessas batalhas como As melhores de MC Magrão – O puro suco do free style estão disponíveis em vídeos nas plataformas sociais, como no YouTube. Essas batalhas representam uma oportunidade para os MCs demonstrarem sua habilidade e originalidade no improviso, sendo muito apreciadas pelos fãs de hip-hop e da cultura das batalhas de rima.

Enquanto acompanhava As melhores de MC Magrão – O puro suco do free style, Eduardo Murilo, estudante de Artes Cênicas, na Escola de Comunicações e Artes da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, da Rádio USP. Eduardo Murilo confessa ser doido por rimas. “Ouço como música”. Ele ressalta que MC Magrão compete de igual para igual mesmo quando batalha com principiantes.

Ouça o podcast no link acima.

Os estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você está ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP (WhatsApp [11] 97281-5789).

Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 3 e 6 de maio de 2024.

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres