Protótipo de respirador mecânico é feito com materiais recicláveis e impressora 3D

Técnico do laboratório de física da USP em Ribeirão Preto inventou o modelo para contribuir no combate ao novo coronavírus

 15/04/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Carlos Renato da Silva, técnico de laboratório do Departamento de Física da FFCLRP, e o filho com o protótipo de respirador mecânico que inventaram – Foto: Divulgação/FFCLRP USP

 

A notícia de que o País entrava em quarentena despertou diferentes atitudes. Alguns decidiram estudar mais e aprender coisas novas; outros viram apenas oportunidade de descanso. O tempo do professor de ciências Carlos Renato da Silva, técnico de laboratório do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, foi usado para criar uma forma de colaborar no combate ao novo coronavírus.

Silva transformou a garagem de sua casa em oficina e montou o protótipo de um respirador mecânico, uma opção de equipamento que pode ser utilizado para tratar doentes da covid-19. A execução da ideia, segundo o técnico da USP, não foi tarefa fácil, pois a quarentena limitou o acesso aos recursos que vêm da doações de materiais recicláveis. Mas, com a ajuda de uma impressora 3D e de seu filho José Renato Pereira da Silva, conseguiu dar vida ao projeto.  

“Eu e meu filho decidimos fazer o máximo possível de peças impressas”, conta Silva. Adaptou o motor de um limpador de parabrisas, obtido de um ferro velho, e as mangueiras, de sobras de construção de casas. Outros itens, como as bombas de ar, Silva construiu a partir de desentupidores de pia. “Parece brincadeira, mas era o que tinha disponível”, diz.

O aparelho funciona por meio de uma fonte de computador. Os desentupidores de pia desempenham duas funções, enquanto um envia o oxigênio para os pulmões do paciente, o outro capta o gás carbônico que é lançado para fora do organismo. O processo ocorre através das duas mangueiras de construção civil ligadas a uma bexiga que representa os pulmões aspirando e expirando o ar.
.

Impressão em 3D de peça para o protótipo de respirador mecânico – Foto: Divulgação/FFCLRP USP

.

Protótipo de respirador mecânico com as peças montadas – Foto: Divulgação/FFCLRP USP

.

Apesar de todo o avanço, Silva explica que ainda há ajustes a serem realizados no protótipo. Porém diz que está disponibilizando o material, gratuitamente, a pessoas ou entidades que tenham interesse em produzi-lo. “Neste momento temos que nos unir com apenas um interesse e propósito, que é o de enfrentar essa situação com força total para amenizar o máximo possível de perdas de vidas”, afirma.

Para mais informações sobre o protótipo, os interessados podem entrar em contato com o Carlos Renato da Silva no e-mail: carlosrenato@ffclrp.usp.br

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.