Primeira fase da Fuvest acontece neste domingo; acompanhe a correção da prova nos canais da USP

São 110.399 inscritos, entre candidatos e treineiros, que concorrem a vagas em diversos cursos da USP e farão a prova da Fuvest neste domingo, dia 19 de novembro

14/11/2023 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 21/11/2023 as 9:44
Primeira fase da Fuvest 2024 começa neste domingo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Começa neste domingo, dia 19 de novembro, o concurso vestibular da Fuvest que oferece 8.147 vagas nos cursos de graduação da USP, com opções na capital e no interior. O número de inscritos é de 99.573 candidatos e 10.826 treineiros, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, totalizando 110.399 pessoas. O vestibulando deve consultar o local de prova na área do candidato no site da Fuvest neste link.

No domingo, haverá transmissão da correção da prova feita pelos professores do MedEnsina, curso pré-vestibular mantido pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP. A previsão é que inicie às 20 horas, mas o horário pode variar, dependendo da liberação do gabarito pela Fuvest.

Para acompanhar pela Rádio USP, basta acessar a transmissão ao vivo pela internet clicando aqui ou sintonizar em São Paulo a frequência 93,7 FM e em Ribeirão Preto 107,9 FM. Para conferir a correção pelo YouTube, inscreva-se no Canal USP neste link, ative o ícone do sininho ou o lembrete abaixo do vídeo da live para ser avisado assim que tiver início.

“Antes da transmissão da correção da prova teremos uma entrevista com os professores Gustavo Mônaco, diretor executivo da Fuvest, e Fábio Rodrigues, supervisor acadêmico da instituição, que darão um panorama do primeiro dia do exame”, destaca Cinderela Caldeira, editora de Jornalismo da Rádio USP e de Atualidades do Jornal da USP. Ela vai comandar a transmissão da correção na Rádio USP junto ao radialista Cido Tavares e ao jornalista Gustavo Xavier.

Confira algumas dicas para o dia da prova da primeira fase da Fuvest:

Local de prova

• Acesse a Área do Candidato no site da Fuvest: https://app.fuvest.br/login
  • É preciso informar e-mail ou CPF e a senha
  • Visite o local da prova com antecedência e calcule o tempo necessário de deslocamento
  • Abertura dos portões das escolas: 12h
  • Fechamento dos portões e início da aplicação da prova: 13h

Como será a prova

• 90 questões de múltipla escolha
  • Disciplinas: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química (algumas interdisciplinares)

O que é obrigatório

• Documento de identidade original
  • Caneta de tinta azul ou preta

O que posso levar

• É permitido o uso de lápis para rascunho, borracha, apontador e régua transparente
  • Água e alimentos leves podem ser consumidos durante a prova

O que é proibido

• Não é permitido utilizar ou manipular, em qualquer área do prédio, aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento
  • Os relógios não poderão ser usados em hipótese nenhuma
  • A Fuvest informará aos candidatos o tempo restante para o final do exame

A lista com os candidatos aprovados para a segunda fase será divulgada no dia 1º de dezembro e a prova será nos dias 17 e 18 de dezembro de 2023. O vestibulando deve estar atento pois o local em que fará a prova da 2ª fase pode ser diferente do local da prova da 1ª fase. As provas de competência específica acontecem entre 11 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024.

Uma chance a mais de entrar na USP em 2024

Os estudantes que se inscreveram no concurso da Fuvest e também fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer, sem nenhum custo, no processo seletivo Enem USP. Estão sendo destinadas 1.500 vagas nesse processo: 685 serão para Ampla Concorrência, 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI.

O processo seletivo Enem USP terá inscrições de 4 de dezembro a 5 de janeiro pelo site da Fuvest. Os candidatos podem se inscrever em até três cursos de sua preferência em uma das áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida (B), Ciências Exatas e Tecnológicas (E) e Ciências Humanas e Sociais (H). A seleção dos candidatos será por classificação conforme a pontuação obtida no Enem do ano de 2023. Saiba mais sobre as vagas disponíveis pelo Enem USP clicando aqui e acompanhe as informações no site da Fuvest neste link.

Sobre o MedEnsina

O MedEnsina, que fará a correção da prova de domingo pela Rádio USP e pelo Canal USP, é um curso pré-vestibular gratuito, criado em 2002 pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP com a ajuda do professor titular Paulo Saldiva. Confira o site (www.medensina.com) e siga o cursinho no Facebook ou Instagram.

Para saber mais sobre o vestibular da Fuvest acesse www.fuvest.br/vestibular-da-usp.

Para acompanhar a correção da prova no domingo acesse o Canal USP no Youtube ou clique no player abaixo: