Como ingressar na USP com a nota do Enem? Confira informações sobre o processo seletivo para 2024

Processo seletivo Enem USP terá inscrições de 4 de dezembro a 5 de janeiro pelo site da Fuvest, no valor de 10 reais; inscritos no vestibular Fuvest 2024 e estudantes em vulnerabilidade socioeconômica estão isentos da taxa

24/10/2023 - Publicado há 6 meses
Enem USP divulga informações sobre o processo seletivo 2024 – Arte sobre foto de Marcello Casal Jr/Agência Brasil e Marcos Santos/USP Imagens

.
Candidatos que pretendem concorrer a uma vaga na USP em 2024 com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o edital do processo seletivo Enem USP neste link. São 1500 vagas em diferentes cursos de graduação da USP disponibilizadas nas modalidades ampla concorrência (AC), escola pública (EP) e pretos, pardos e indígenas (PPI).

As inscrições vão das 12 horas do dia 4 de dezembro até as 12 horas do dia 5 de janeiro de 2024 e a taxa de inscrição terá o valor de R$ 10,00. Ficam isentos os candidatos inscritos no Concurso Vestibular Fuvest 2024, aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de acordo com as normas do edital.

Os candidatos podem se inscrever em até três cursos de sua preferência em uma das áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida (B); Ciências Exatas e Tecnológicas (E) e Ciências Humanas e Sociais (H). Será possível alterar as opções de cursos dentro da área escolhida no período de 18 a 19 de janeiro de 2024.

A primeira chamada de candidatos aprovados será no dia 24 de janeiro e a segunda no dia 14 de fevereiro. Haverá também chamadas de candidatos em listas de espera.

Como será a seleção

A seleção dos candidatos será por classificação conforme a pontuação obtida no Enem do ano de 2023. Primeiro serão preenchidas as vagas destinadas à Ampla Concorrência (AC); depois as vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas, nas categorias Escola Pública (L1 e L3); a seguir serão classificados os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham realizado a inscrição, também, para as vagas PPI, nas categorias PPI (L2 e L4).

Confira a tabela de distribuição de vagas por modalidade no Enem USP 2024:

• Escola Pública (EP-L1) – candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
  • Escola Pública (EP-L3) – candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
  • Pretos, Pardos e Indígenas (PPI-L2) – vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
  • Pretos, Pardos e Indígenas (PPI-L4) – vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

O candidato concorrerá apenas com aqueles que tenham optado pelo mesmo curso e período no processo seletivo Enem USP 2024, mas a pontuação final poderá variar para cada curso conforme estabelecido pelas Unidades da USP neste link.

Calendário Enem USP

• 4 de Dezembro de 2023 – às 12h – Início do período de inscrição para o processo seletivo
  • 5 de Janeiro de 2024 – às 12h – Fim do período de inscrição
  • 8 de Janeiro de 2024 – Data-limite para pagamento da taxa de inscrição
  • 18 de Janeiro de 2024 – às 12h – Início do período para eventual alteração das opções de curso
  • 19 de Janeiro de 2024 – às 12h – Fim do período para eventual alteração das opções de curso
  • 24 de Janeiro de 2024 – Divulgação da 1ª Chamada Regular

Para ingresso em 2024, além das 1.500 vagas pelo sistema Enem USP, a USP oferece  8.147 vagas pelo vestibular da Fuvest, e 1.500 vagas pelo Provão Paulista (forma de avaliação seriada que será aplicada pela Secretaria Estadual da Educação), totalizando 11.147 vagas para novos alunos.

Confira o edital do Enem USP neste link e veja a tabela de vagas disponíveis na tabela abaixo:

Tabela de Vagas do Enem USP 2024

.