Fuvest 2024: recorde de isenções e modificações importantes para auxiliar o candidato

Gustavo Mônaco comenta as novas regras para isenção, mudanças nos guias informativos e novas formas de ingresso na USP

 17/08/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 23/08/2023 as 18:51
Uma novidade importante é o adiantamento da segunda fase da Fuvest para o mês de dezembro – Arte sobre foto/Freepik
Logo da Rádio USP

Tem início hoje (17) as inscrições para a Fuvest, o vestibular da USP. Neste ano, houve recorde dos pedidos de isenção da taxa de inscrição da prova, resultado das mudanças implementadas para essa etapa. “O Conselho Curador da fundação decidiu criar outras hipóteses de isenção de redução de taxa. Isso foi muito positivo, porque pessoas que são bolsistas em escolas particulares, por exemplo, conseguiram a isenção pela primeira vez”, explica Gustavo Mônaco, diretor da Fuvest. Outra alteração importante é a possibilidade de reenvio de documentos. “Depois da primeira análise, houve um prazo para que os candidatos que tinham juntado documentos, mas que estavam ilegíveis ou com alguma inconsistência, pudessem fazer a inserção de novos documentos, tudo isso levou a esse recorde, com o número bastante alto de isenções e reduções de taxa”, explica.

Um ano de renovações

Uma novidade importante é a antecipação da segunda fase da Fuvest para o mês de dezembro. “Ela permite aos vestibulandos ter um tempo de descanso, não passarem as festas de final de ano tensos e preocupados com a prova”, diz o diretor. “Também há algumas mudanças na estrutura das carreiras: o Conselho de Graduação conseguir convencer as unidades que mantêm o mesmo tipo de curso, por exemplo, as engenharias, a unirem aquilo que é ofertado em São Paulo, aquilo que é ofertado em Lorena, aquilo que é ofertado em Pirassununga numa única carreira, então, o estudante passa a ter mais opções e ele não precisa fazer uma escolha antecipada no momento da inscrição. Isso também é muito auspicioso para o nosso vestibular e é algo muito positivo para a USP”, complementa. 

Novidade no ano passado, a checagem de autodeclaração no ato da inscrição, verificada sempre antes da matrícula, continua sendo aplicada neste ano. “A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento comandou esse processo, juntamente com a Pró-Reitoria de Graduação. Foi um processo trabalhoso, claro, mas muito positivo, porque os estudantes fizeram a sua matrícula na condição de ingressantes e puderam iniciar o seu ano letivo sem nenhuma preocupação adicional, que era o objetivo efetivo dessa mudança no ano passado.” O diretor lembra também que o comprovante de esquema vacinal não é mais uma exigência para prestar o vestibular. 

Gustavo Mônaco -Foto: Leonor Calasans/IEA-USP

Novas formas de ingresso 

Entre as formas de ingresso na USP, está o Provão Paulista, uma nova iniciativa do governo do Estado de São Paulo juntamente com as três universidades presenciais: USP, Unicamp e Unesp e também a Univesp, a Universidade Virtual do Estado, e o Centro Paula Souza, que congrega as Fatecs. 

“Essas entidades vão participar da elaboração de uma prova que será seriada e vai ser aplicada para o primeiro, o segundo e para o terceiro ano do ensino médio e o desempenho desses estudantes, que estão matriculados na rede estadual paulista e também em outras redes públicas que queiram aderir ao programa, servirá como demonstração do conhecimento e o desempenho deles vai garantir uma das vagas que está alocada para o Provão Paulista”, explica Mônaco. 

O Provão Paulista oferece 1.500 vagas e, para a USP, é um mecanismo adicional que decorre de uma divisão feita das vagas do Enem USP. “É uma prova que não vai ter a cara da Fuvest, a cara da Vunesp ou a cara da Comvest, vai ter uma proposta híbrida dessas três modalidades, porque ela é elaborada por membros de todas as universidades presenciais do Estado de São Paulo.”

Novos guias informativos

+ Mais

Buscando uma vaga na USP? Fuvest recebe inscrições para o vestibular 2024

O Manual do Candidato, que reúne todas as informações necessárias para o vestibulando, tinha o mesmo modelo desde os anos 90, com textos extensos e “escritos de uma forma às vezes bastante complexa, e isso afastava o candidato, que já tem que ler os livros de leitura obrigatória, tem que estudar e se preparar”, de acordo com Mônaco. A iniciativa da diretoria da Fuvest busca tornar o manual mais próximo dos candidatos, fragmentando-o em guias informativos sobre diferentes aspectos da prova.

“Decidimos fatiar em quatro guias e eles foram disponibilizados com uma função específica. O primeiro deles foi divulgado ainda antes dos pedidos de isenção e de redução de taxa, ele ajuda as pessoas a fazer o pedido de isenção. Logo a seguir saiu o Guia das Carreiras, que faz um papel de permitir ao estudante conhecer as carreiras, ver o que ele quer prestar, quais as provas ele vai ter que responder na segunda fase e se preparar nesse contexto. Depois, saiu o Guia de Jornadas, que diz respeito à inscrição propriamente dita, prazos, valor da taxa, dia que o boleto vai vencer. E, por fim, ontem (16), saiu o nosso Guia de Provas, que traz o conteúdo de cada uma das disciplinas, traz também algumas dicas sobre a prova.” 

Os guias serão agregados em um único arquivo digital para aqueles que queiram ter todas as informações reunidas, mas continuarão disponíveis de forma fragmentada.  

Demais informações

Inscrições: de 17 de agosto a 6 de outubro

Vencimento dos boletos de inscrição: 10 de outubro

Primeira fase da prova: 19 de novembro 

Segunda fase da prova: 17 e 18 de dezembro 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.