No Instagram, pesquisadores da USP mostram a ciência no dia a dia e respondem a curiosidades

Homeopatia, musculação para crianças, astrologia e higiene bucal com fio dental já foram temas abordados no @comcienciausp

 01/12/2021 - Publicado há 2 anos
Por
Arte por Rebeca Alencar com imagens de Pixabay, Top PNG e Instagram

 

Com o objetivo de demonstrar à população a ciência em situações e vivências cotidianas, bem como responder a algumas questões e curiosidades específicas, pesquisadores e especialistas da Universidade de São Paulo (USP) criaram o Instagram @comcienciausp, para compartilhar, em linguagem acessível, dados científicos.

Trata-se de uma nova forma de divulgação científica, já que responde a “dúvidas reais” das pessoas “ao invés de divulgar linhas de pesquisas de nossos pesquisadores”, afirma Carlos Roberto Bueno Júnior, professor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP e integrante do projeto ComCiência USP, que teve início em setembro deste ano.

Algumas das dúvidas abordadas no projeto, por exemplo, são: Massagem modeladora emagrece? Usar cinta abdominal pós-cirurgia gera algum benefício? Homeopatia funciona? Comer de três em três horas favorece o emagrecimento? Quando utilizar compressas quentes ou gelo? Quais estratégias a ciência demonstra aumentar a chance de sucesso na amamentação? Crianças podem treinar musculação? Astrologia está associada a comportamentos humanos? Que suplementações nutricionais a ciência demonstra serem importantes para bebês? Para que esses conhecimentos sejam divulgados, profissionais de cada área se unem voluntariamente e realizam busca detalhada de estudos já feitos sobre os assuntos, conta o professor da EEFERP.

Ainda para Bueno, o material traz impactos positivos para toda a sociedade, já que aumenta a “frequência de condutas baseadas na ciência, além de estimular os profissionais a se atualizarem sobre suas condutas porque serão questionados por uma sociedade mais empoderada com tais informações que são úteis no dia a dia”. Participam também do projeto alunos bolsistas do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da USP e voluntários.

Siga o projeto ComCiência USP em: https://www.instagram.com/comcienciausp.

Mais informações: buenojr@usp.br

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.