Instituto de Biociências da USP oferece aulas abertas sobre ciência e questões contemporâneas

Público pode assistir às aulas com especialistas na disciplina de pós-graduação “Ciência, Questões Contemporâneas e a Sociedade”, a partir do dia 16 de agosto, sempre às quartas-feiras, às 14h

 11/08/2023 - Publicado há 9 meses
Aulas abertas vão abordar temas como os limites de áreas da ciência e inteligência artificial – Foto: Freepik

.
Frente à avalanche de informações nem sempre corretas nas mídias sociais, se faz necessária a formação de cientistas capazes de dialogar e opinar de maneira embasada sobre temas que dizem respeito à ciência. Dessa forma, o Instituto de Biociências (IB) da USP está oferecendo aulas abertas na disciplina de pós-graduação Ciência, Questões Contemporâneas e a Sociedade. Sob a coordenação do professor Rodrigo Hirata Willemart, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), as aulas são de interesse amplo e abertas ao público em geral.

O período vai de 16 de agosto até 8 de novembro, basta comparecer sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h, no Edifício Felix K. Rawitscher do IB que fica na rua do Matão s/nº,  sala 03; em frente ao edifício da Rua do Matão, 277, na Cidade Universitária, bairro do Butantã, em São Paulo. Só não haverá aula no dia 6 de setembro, que é a Semana da Pátria.

O objetivo é promover a discussão entre estudantes e especialistas sobre assuntos como a origem e os limites de áreas da ciência, o ceticismo e o negacionismo, a relevância da alfabetização científica na formação de cidadãos, a diversidade e a inclusão na ciência. Além disso, serão discutidas questões mentais e de inteligência artificial, que também impactam a rotina de cientistas.

A disciplina terá 12 aulas teóricas, com palestra de um especialista, seguida de debate. Os temas são os seguintes: Origens da ciência; Ciência: definições, métodos e alcance; Ciências Humanas; Ciências Naturais; Ciências e o sobrenatural; Ciência e valores morais; Alfabetização científica e sua relevância; O pensar científico e sua aplicação no cotidiano; Ciência e ética; Pós-graduação e questões mentais; Ciência e diversidade; O impacto da inteligência artificial na ciência.

Fachada do Instituto de Biociências, na Cidade Universitária, bairro do Butantã – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Entre os professores do curso estão Maria Elice de Brzezinski Prestes, do IB; Mario de Pinna, do Museu de Zoologia (MZ); Maria Isabel Fleming, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE); Phillippe Willemart e Kabengele Munanga, ambos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); Rogério Siqueira, Rodrigo Hirata Willemart e Patrícia Oliveira, da EACH; Christine Bourotte, do Instituto de Geociências (IGc); Carlos Hotta, do Instituto de Química (IQ); Ricardo Rodrigues Teixeira, da Faculdade de Medicina (FM); e Marcia Helena Alvim e Rena de Paula Orofino, ambas da Universidade Federal do ABC (UFABC).

As últimas três aulas serão para as apresentações dos seminários de 10 minutos de duplas de estudantes que participam da pós-graduação. A programação completa está disponível neste link.

Mais informações pelo e-mail: comvive@ib.usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.