Cátedra seleciona pós-graduandos da USP para pesquisar interações humano-algoritmos

Podem participar alunos de pós-graduação, regularmente matriculados na USP, que receberão bolsas para dedicação semanal de 20 horas; inscrições vão até 28 de agosto

17/08/2023 - Publicado há 9 meses
Bolsistas vão trabalhar com projetos da Cátedra Oscar Sala do IEA/USP – Foto: Freepik

.
A Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), abriu edital para seleção de dois alunos regularmente matriculados em um dos programas de pós-graduação da Universidade. Serão oferecidas uma bolsa na modalidade mestrado e uma bolsa na modalidade doutorado, nos valores, respectivamente, de R$ 2.494,20 e R$ 4.285,50, por um período de 12 meses, com início em 15 de setembro e dedicação semanal de 20 horas. O prazo de inscrição vai até 28 de agosto.

As bolsas de pesquisa visam ao engajamento do pesquisador em atividades de investigação científica ou projetos associados às interações humano-algoritmos, foco de estudo da Cátedra Oscar Sala – que vem delineando um conjunto de questões fundamentais para esse tema emergente, que deriva da convivência social e operacional entre humanos e não humanos, representados por algoritmos, robôs, inteligência artificial (IA) e outros dispositivos inteligentes. A seleção dos alunos levará em consideração as motivações expressas em carta de interesse pela participação nas atividades do projeto e no perfil do aluno.

A inscrição deve ser feita por meio de formulário on-line e anexação de currículo atualizado (até duas páginas), histórico escolar (graduação e pós-graduação), carta de apresentação com motivação e interesse, destacando habilidades e capacitação que contribuam com as atividades da cátedra (uma página, aproximadamente 4 mil caracteres com espaço); projeto da pesquisa de mestrado/doutorado, com resumo; e carta de anuência do/a orientador/a.

Mais informações podem ser consultadas na íntegra do edital neste link

.

Da Assessoria de Imprensa do IEA USP