Grupo de estudos da USP oferece base de dados com rede de ferrovias cargueiras em São Paulo

Material disponibilizado pelo Centro de Estudos da Metrópole auxilia gestores públicos e pesquisadores na análise de dados de ferrovias cargueiras de São Paulo

 09/11/2022 - Publicado há 1 ano
Base cartográfica digital georreferenciada abrange tanto as ferrovias usadas exclusivamente para transporte de cargas quanto as compartilhadas com trens metropolitanos – Foto: Daniel Waldvogel Thomé da Silva/CEM

.
Centro de Estudos da Metrópole (CEM) disponibilizou, de forma gratuita, uma base cartográfica digital georreferenciada atualizada das ferrovias exclusivamente cargueiras ou compartilhadas com trens metropolitanos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Na base encontra-se o traçado cartográfico, em formato shape, das ferrovias e o arquivo de logradouros, rodovias e outros, com traço indicando o eixo ferroviário, e apoio de imagens de satélite.

Além de delimitar a extensão dos trechos em quilômetros, a base de dados distingue as concessionárias que operam cada trecho, quando a via tem compartilhamento de transporte de cargas e de pessoas, o ano em que a ferrovia entrou em operação e o município em que se situa o trecho ferroviário. O material foi pesquisado e desenvolvido pela Equipe de Transferência do CEM e pode ser acessado neste link.

Para consultar a base de dados Ferrovias Cargueiras, basta ir na página “Download de Dados” no menu Transferência e Dados da homepage do site do CEM, e selecionar, no menu à esquerda, “Tipos” e “Temas”, e os itens “Cartográfico” e “Transporte e Mobilidade”, respectivamente. Clicando em exibir mais, aparece o arquivo em formato ZIP contendo o arquivo cartográfico e o dicionário de dados.

O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)
com sedes na USP e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap)..
.

Com informações do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e Agência Fapesp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.