Graduandos podem concorrer a bolsas da Fapesp para produção de conteúdos de divulgação científica

Lançada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho, chamada concederá bolsas para treinamento em comunicação sobre ciência; inscrições vão até 22 de janeiro

09/01/2024 - Publicado há 4 meses
Edital Comunicar Ciência recebe inscrições até o dia 22 de janeiro – Foto: Freepik

.
O Edital Comunicar Ciência, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho vai selecionar propostas e conceder bolsas na modalidade Jornalismo Científico I, do Programa Mídia Ciência, para estudantes de graduação, em qualquer área do conhecimento, desenvolverem podcasts, vídeos/reels para redes sociais, videorreportagem ou reportagem escrita sobre projetos científicos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de janeiro com as propostas enviadas por meio do sistema SAGe da Fapesp.

As propostas de trabalho e os nomes dos bolsistas devem ser submetidos por um pesquisador principal de auxílio à pesquisa de uma das seguintes modalidades: Projeto Temático, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPEs/CPAs), Centros de Ciências para o Desenvolvimento (CCDs), São Paulo Excellence Chair (SPEC), Projeto Inicial (PI), Projeto Geração ou Jovem Pesquisador. As duplas candidatas às bolsas para estudantes de graduação devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino superior do Estado de São Paulo.

“Cada proposta de trabalho deverá prever a entrega de três produtos de difusão científica a serem desenvolvidos por uma dupla de bolsistas no período de seis meses de duração da bolsa”, explica Marcio de Castro, diretor científico da Fapesp. O período da bolsa poderá ser ampliado para um ano.

Os bolsistas selecionados participarão de jornada formativa on-line sobre técnicas de produção de materiais multimídia oferecida pelo Canal Futura. Os produtos desenvolvidos integrarão o acervo da co.educa – midiateca de ciência e tecnologia para professores e alunos do Ensino Básico –, a ser lançada em breve pela Fapesp e a Fundação Roberto Marinho –, além de serem veiculados nas multitelas do Canal Futura e nas plataformas de comunicação da Fapesp.

“O foco da ação é a comunicação sobre ciência. O objetivo é estimular e qualificar estudantes de graduação para atuar na difusão da informação científica e tecnológica, além de fomentar o engajamento desses jovens com a pesquisa e a divulgação da ciência”, diz o presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago.

A Fapesp também oferece aos estudantes a oportunidade de identificar projetos de pesquisas e respectivos responsáveis, para que possam manifestar seu interesse em participar do Edital Comunicar Ciência. As informações estão disponíveis na página da Fundação.

O Edital Comunicar Ciência pode ser acessado neste link.

.

Texto adaptado da Agência Fapesp