Feira de ciências e engenharia na USP recebe experimentos de estudantes de todo o País

Os trabalhos de estudantes brasileiros serão apresentados na 22ª edição da mostra nacional de Ciências e Engenharia do País, que será realizada na USP, em São Paulo, entre 18 e 22 de março

13/03/2024 - Publicado há 2 meses
Público na edição anterior da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Nanossatélite para monitoramento de queimadas no Amazonas; sistema solar para purificação de água; prótese com impulso neural; papel feito de bagaço de cana-de-açúcar; larvicida natural contra o Aedes aegypti; robô para reconhecimento e localização de vítimas de afogamento; e lenha ecológica feita de borra de café e da casca do caroço de manga. Esses são alguns dos 226 projetos finalistas da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontecerá de 18 a 22 de março, na campus Cidade Universitária da USP, no bairro do Butantã, na capital paulista. Além disso, nesse mesmo período, também haverá a mostra virtual, com os 500 semifinalistas. A programação completa está disponível neste link

A Febrace é a maior mostra nacional de projetos de ciências e engenharia, desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal. Os trabalhos finalistas foram selecionados entre 500 semifinalistas, escolhidos em uma etapa anterior, feita a distância, na qual foram avaliados os 2.900 projetos inscritos, um número recorde considerando os 22 anos da mostra.

Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e coordenadora-geral da Febrace – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“A maior parte dos projetos está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] da Organização das Nações Unidas (ONU); cada vez mais os estudantes apresentam soluções criativas para problemas reais das comunidades em que estão inseridos ou mesmo para problemas complexos que afligem o planeta”, afirma a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora-geral da Febrace. “O rigor na aplicação de métodos de pesquisa científica e tecnológica também é cada vez maior”, destaca.

Nesta edição, participam do evento 498 estudantes. “São jovens de todas as regiões do País, que terão a oportunidade de apresentar e discutir suas descobertas e inovações com cientistas de diversas áreas do conhecimento, de interagir com professores, pesquisadores, patrocinadores e visitantes, além de conhecerem a Cidade Universitária da USP”, afirma a coordenadora. “É uma vivência importante na formação acadêmica deles.”

Os autores dos melhores trabalhos, em diversas categorias, também ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. Como nos anos anteriores, serão selecionados nove projetos para a Regeneron ISEF 2024, a maior competição internacional do gênero, que acontecerá em Los Angeles (EUA), entre 11 e 17 de maio próximo.

Confira alguns dos projetos que estarão na mostra da Febrace:

Nanossatélite para monitoramento de queimadas no Amazonas
Escola Sesi Dra. Emina Barbosa Mustafa, Manaus, AM

Prótese com impulso neural
Bom Jesus Coração de Jesus, Florianópolis, SC

Lenha ecológica feita de borra de café e da casca do caroço de manga
IFRN – Campus Apodi, Apodi, RN

Sobre a Febrace

Promovida anualmente pela Escola Politécnica (Poli) da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo a práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Petrobras, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e apoio institucional do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

+ Mais

Na 22ª Febrace, estudantes têm a possibilidade de transformar a teoria em prática

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace)
Dias 18 a 22 de março, com visitação aberta aos trabalhos finalistas nos dias 20 e 21 de março, das 8h30 às 16h30