Febrace virtual teve maior presença do que no formato presencial

Roseli de Deus Lopes diz que o evento reuniu pessoas do Brasil inteiro, desde escolas rurais até escolas da cidade, “uma representatividade da riqueza do país que a gente tem”

28/09/2020 - Publicado há 4 anos

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) abriu inscrições para a 19ª edição da mostra de projetos (maior evento do gênero no País). A Febrace é um movimento nacional que tem o intuito de  estimular o jovem cientista, ao mesmo tempo que assume um outro papel, ao incentivar a criatividade e a reflexão em estudantes de educação básica, com projetos nas diferentes áreas existentes nas ciências e engenharia.

Promovido pela Escola Politécnica (Poli), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), o evento tem impacto nacional, pois durante suas 18 edições anteriores, mais de mil municípios foram representados nas finais do encontro. Para Roseli de Deus Lopes, professora da Poli e vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, ao mesmo tempo que eles conseguem levar a provocação de que é possível, na educação básica, ter um engajamento maior dos estudantes com temas de ciências e tecnologia, o estudante também participa como protagonista nas soluções de problemas, por exemplo, ao tentar investigar alguma questão existente em sua comunidade. Em entrevista ao Jornal USP no Ar, a professora comenta que a Febrace, além da descoberta de talentos, tem o objetivo de conectar esses talentos (alunos ou professores) para que eles se ajudem.

Devido à pandemia, mudanças tiveram que ser implementadas para o evento, partindo do presencial para o digital. “A primeira reação dos estudantes, no dia 12 (de março), quando a gente soltou o vídeo e mandou correspondência para todos avisando que teríamos que mudar, foi ter um movimento nas redes sociais, Febrace virtual não! Tínhamos a certeza de que, como eles são muito criativos, a gente iria encontrar formas de continuar trabalhando, continuar estudando, de outra maneira, neste momento”, explica a vice-diretora do IEA.

Ela comenta que alguns professores também mostraram preocupação com o novo formato, especialmente com a interrupção da ida às escolas por parte dos alunos e com a possível ausência de internet nas casas dos estudantes, o que prejudicaria o andamento das bancas. No final, tudo deu certo, já que a questão de presença foi maior no formato digital do que no presencial. Roseli esclarece que o formato presencial tem aproximadamente 10% de professores e estudantes que não conseguem participar, principalmente por causa da viagem até São Paulo. “Você tem pessoas do Brasil inteiro, de escolas rurais, de escolas da cidade, uma representatividade da riqueza do país que a gente tem”, conclui a professora, ao comentar sobre o sucesso com relação ao formato digital.

O estudante pode inscrever seu projeto na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia ao acessar o site da Febrace. A data limite para inscrição é 30 de novembro, com as bancas dos finalistas ocorrendo em meados de março de 2021, também em formato digital.

Saiba mais ouvindo a entrevista completa no player acima.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.