Fábrica de laticínios da USP em Pirassununga recebe certificação

O registro de inspeção paulista atesta a qualidade e a inocuidade de alimentos da Seção de Laticínios, como doce de leite, iogurte integral, leite pasteurizado de cabra e de vaca, além de vários tipos de queijo

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

O professor Arlindo Saran Netto, vice-prefeito da Prefeitura do Campus USP Fernando Costa, em Pirassununga, falou à Rádio USP sobre a importância da certificação obtida pela Seção de Laticínios. Ouça a seguir:

logo_radiousp790px

No dia 12 de agosto, a Seção de Laticínios da Prefeitura do Campus USP Fernando Costa recebeu o certificado de registro do Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp), na categoria Micro Usina de Beneficiamento, concedido pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

O registro de inspeção paulista é o documento que autoriza a produção e a comercialização de produtos alimentícios pela Seção de Laticínios, atestando a qualidade e a inocuidade de alimentos como doce de leite, iogurte integral, leite pasteurizado de cabra e de vaca, além de vários tipos de queijo.

O registro do Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp) foi entregue pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim (à esquerda), ao reitor Marco Antonio Zago | Foto: Ernani Coimbra
O registro do Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp) foi entregue pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim (à esquerda), ao reitor Marco Antonio Zago – Foto: Ernani Coimbra

O documento foi entregue pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e pelo coordenador de Defesa Agropecuária (CDA), Fernando Gomes Buchala. “A fábrica de laticínios será uma referência no que diz respeito a oferecer um produto de qualidade para a população, uma oportunidade de ganhos para o sustento do campus e um espaço para treinamento e informação”, afirmou o secretário. Jardim também ressaltou a importância da parceria que integra as diversas esferas do poder público – federal, estadual e municipal –, a USP e a iniciativa privada.

A Seção de Laticínios da Prefeitura do Campus USP Fernando Costa tem o objetivo de apoiar o aprendizado teórico-prático dos cursos de Medicina Veterinária (disciplina de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e de Engenharia de Alimentos, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar as práticas de um ambiente industrial. É também um espaço de disseminação de tecnologia e conhecimento, e uma referência para produtores e indústrias que desejem se adequar às normas sanitárias vigentes.

A fim de atender às exigências para a obtenção do registro, o prédio da Seção de Laticínios teve de passar por uma reforma que incluiu a aquisição de câmaras frigoríficas, a adequação das instalações de vapor e a confecção de linha de transporte de produto.

Da Assessoria de Imprensa da USP

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados