Inaugurações marcam renomeação do Campus “Fernando Costa”

Também foram promovidas inaugurações e a entrega do certificado de registro do Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp) para a Seção de Laticínios

16/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 01/06/2017 as 17:06

Além da mudança de nome e das inaugurações, houve também a entrega do registro do Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp) para a Seção de Laticínios

Uma cerimônia realizada no anfiteatro do prédio central da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), no dia 12 de agosto, marcou a mudança de nome do campus da USP na cidade de Pirassununga para Campus USP “Fernando Costa”. A alteração já havia sido aprovada em sessão do Conselho Universitário realizada no dia 13 de outubro de 2015.

PUSP-FC 01
O evento foi prestigiado por vários dirigentes da Universidade, docentes, políticos, autoridades locais e, representando a família, Carolina Costa, bisneta de Fernando Costa

“É uma justíssima homenagem a essa personalidade que foi secretário estadual da Agricultura, ministro da Agricultura, interventor federal em São Paulo e foi o responsável pela criação do Instituto Biológico, do Museu Agrícola, do Parque da Água Branca e da Escola Prática de Agricultura, que deu origem ao campus de Pirassununga. E não há forma mais adequada a essa comemoração do que inaugurar as melhorias contínuas que estão ocorrendo nesse campus”, afirmou o reitor Marco Antonio Zago.

Para o prefeito do campus, Flávio Vieira Meirelles, “com essas inaugurações, estamos fazendo jus ao legado deixado por Fernando Costa. Além da melhoria considerável nas áreas de esportes – com a inauguração da quadra de tênis, do campo de futebol society, dos vestiários e da pista de atletismo (ainda em fase de construção) –, o campus também ganhou uma sede para o escritório regional da Superintendência do Espaço Físico (SEF) e uma nova estação de tratamento de água (ainda em fase de construção)”.

O reitor também lembrou que essas inaugurações mostram o quanto a Universidade está fazendo para melhorar. “A USP está passando sim por uma crise financeira, que não é exclusiva da Universidade, do Estado de São Paulo, mas é do Brasil inteiro. Nesses momentos de crise, a primeira coisa que devemos fazer é sentar e nos organizar. Se não podemos gastar com tudo o que queremos, vamos gastar com o que é essencial para o momento e para garantir um futuro melhor. Dessa forma, estamos provando que é possível construir, progredir, mesmo em situações difíceis. Eu convido todos a falar com otimismo sobre o futuro da USP. Há sempre aqueles que insistem em dizer que a Universidade está sendo destruída. Cabe a nós examinarmos que não é assim, cabe a nós mantermos viva essa chama que mantém essa Universidade, a melhor universidade da América Latina, respeitada no mundo inteiro”, concluiu o dirigente.

Laticínios USP

No mesmo dia, a Seção de Laticínios da Prefeitura do Campus USP “Fernando Costa” recebeu o certificado de registro do Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp), na categoria Micro Usina de Beneficiamento, concedido pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

O registro do Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp) foi entregue pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim (à esquerda), ao reitor Marco Antonio Zago

O registro de inspeção paulista é o documento que autoriza a produção e a comercialização de produtos alimentícios pela Seção de Laticínios, atestando a qualidade e a inocuidade de alimentos como doce de leite, iogurte integral, leite pasteurizado de cabra e de vaca, além de vários tipos de queijo.

O documento foi entregue pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e pelo coordenador de Defesa Agropecuária (CDA), Fernando Gomes Buchala. “A fábrica de laticínios será uma referência no que diz respeito a oferecer um produto de qualidade para a população, uma oportunidade de ganhos para o sustento do campus e um espaço para treinamento e informação”, afirmou o secretário. Jardim também ressaltou a importância da parceria que integra as diversas esferas do poder público – federal, estadual e municipal –, a USP e a iniciativa privada.

A Seção de Laticínios da Prefeitura do Campus USP “Fernando Costa” tem o objetivo de apoiar o aprendizado teórico-prático dos cursos de Medicina Veterinária (disciplina de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e de Engenharia de Alimentos, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar as práticas de um ambiente industrial. É também um espaço de disseminação de tecnologia e conhecimento, e uma referência para produtores e indústrias que desejem se adequar às normas sanitárias vigentes.

A fim de atender as exigências para a obtenção do registro, o prédio da Seção de Laticínios teve de passar por uma reforma que incluiu a aquisição de câmaras frigoríficas, a adequação das instalações de vapor e a confecção de linha de transporte de produto.

(Fotos: Ernani Coimbra)