Evento explica por que o acesso acadêmico a dados de mídias sociais está em risco

Evento no dia 30 de junho, no Instituto de Estudos Avançados da USP, discute soluções regulatórias; haverá transmissão pela internet ao vivo

 28/06/2023 - Publicado há 10 meses
Seminário no IEA discute projeto de lei para garantir o acesso a dados de interesse público das plataformas de mídia social para pesquisadores acadêmicos – Foto: Pixabay/CC

.
A ampliação do uso de mídias sociais teve enorme impacto na organização do debate político, na dinâmica de organização da sociedade civil e na maneira como a sociedade lida com emergências sanitárias, e se tornou um novo e dinâmico campo de estudos para pesquisadores acadêmicos, mas que agora está sob risco. Para discutir a questão, será realizado no dia  30 de junho, das 15h às 17h, o seminário O Acesso Acadêmico a Dados de Mídias Sociais, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O evento é aberto ao público, gratuito e sem necessidade de inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo

Desde o escândalo da Cambridge Analytica, em 2016, as plataformas de mídia social têm reduzido o acesso a dados para pesquisadores e a situação tem se agravado nos últimos meses com o anúncio do fechamento da ferramenta Crowdtangle pela Meta (Facebook) e o fechamento do acesso a dados acadêmicos pelo Twitter. O seminário pretende discutir soluções regulatórias para garantir o acesso a dados de interesse público das plataformas de mídia social para pesquisadores acadêmicos, permitindo o equilíbrio entre a proteção de dados pessoais, a proteção de segredos comerciais e a pesquisa científica de interesse público. 

Entre as ações existentes, uma nova legislação europeia, a Lei de Serviços Digitais, passou a prever um amplo mecanismo de acesso a dados de interesse público de mídias sociais e motores de busca para pesquisadores científicos. Nos Estados Unidos estuda-se também a criação de uma regulação que permita acesso a dados das plataformas de mídia social a pesquisadores. 

O Projeto de Lei 2630, que adapta alguns dos mecanismos da legislação europeia para o Brasil, tem a oportunidade de replicar também esse mecanismo de acesso a dados, evitando que os pesquisadores brasileiros fiquem para trás em relação aos seus pares na Europa e nos Estados Unidos. “É fundamental que o PL 2630 tenha um mecanismo robusto de acesso a dados das plataformas para a pesquisa científica de interesse público. Como as plataformas estão cada vez mais restringindo as interfaces públicas de acesso a dados, precisaremos de mecanismos legais para acessar essas informações. Do ponto de vista da política científica isso é bem importante porque como a Europa já tem um dispositivo desse tipo e os Estados Unidos vão aprovar um outro, podemos ficar para trás”, afirma o professor Pablo Ortellado, que participa do evento. 

O seminário conta com palestra de Orlando Silva, deputado federal do PCdoB (Partido Comunista Brasileiro) e relator do PL 2630; debate conduzido por Renata Mieli (Comitê Gestor da Internet), moderação de Pablo Ortellado (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP Leste) e comentários de Virgílio Almeida (titular da Cátedra Oscar Sala). A organização é da Cátedra Oscar Sala do IEA/USP, em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). 

O seminário O Acesso Acadêmico a Dados de Mídias Sociais ocorrerá no dia 30 de junho, das 15h às 17h, na Sala Alfredo Bosi do IEA (Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária). Gratuito, sem inscrição prévia. Não haverá certificado de participação. Mais informações neste link.
.

Com informações de Sandra Sedini, da Assessoria do IEA-USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.