Encontro na USP vai disseminar o modelo STEAM de aprendizado na rede de educação básica do País

São oficinas e palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo do Brasil e dos Estados Unidos, que vão abordar o ensino integrado em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática; evento ocorrerá em setembro

 01/03/2024 - Publicado há 2 meses
Em setembro acontecerá mais uma edição do Encontro Nacional de Educação STEAM, modelo inovador de ensino – Foto: Freepik

.
Com o objetivo de ampliar a rede de professores e gestores de educação que atuam de forma integrada em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), disseminando esse modelo inovador de ensino nas redes públicas de educação básica e técnica do País, será realizado o Encontro Nacional de Educação STEAM. O encontro ocorrerá de 23 a 27 de setembro, presencialmente, na USP, e as inscrições podem ser feitas até o dia 22 de abril neste link.
São 250 vagas e 54 participantes terão os custos cobertos pela organização.

“No encontro presencial, os participantes farão uma imersão na aprendizagem STEAM, utilizando ferramentas digitais e metodologias inovadoras de ensino. Isso inclui técnicas de aprendizagem criativa e maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, de iniciação à pesquisa científica e tecnológica, e de empreendedorismo”, explica a coordenadora científica da iniciativa, a professora Roseli de Deus Lopes, da Escola Politécnica (Poli) da USP. “Eles também aprenderão a fazer o planejamento estratégico de políticas e ações de aprendizagem STEAM. Isso possibilitará que repliquem estas práticas em seus estados”, acrescenta.

O encontro é promovido pelo LSI-TEC, Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) dirigida por professores da USP e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Poli.

Para tanto, serão realizadas oficinas e palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo do Brasil e dos Estados Unidos; discussões em grupo; construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de design thinking. Ao final, os participantes irão elaborar uma proposta de planejamento estratégico para ser implementada em seus respectivos estados.

Todos os participantes terão acesso à Rede STEAM TechCamp Brasil para a troca de experiências e suporte à distância com especialistas. Também poderão concorrer a recursos propostas para implantação de seus planos por meio do edital Small Grants, que selecionará os melhores trabalhos.

A iniciativa amplia e dá sequência ao programa STEAM TechCamp Brasil, realizado há cinco anos, e que já beneficiou mais de 43 mil professores e 157 mil alunos de todo o país. Esta edição é organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com o patrocínio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e patrocínio do Instituto 3M e da Fundação Siemens Brasil. A iniciativa conta ainda com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e da Poli-USP.    

 “O ensino e aprendizagem STEAM tem um grande poder transformador sobre a comunidade escolar, pois possibilita que o conhecimento seja trabalhado de forma interdisciplinar, por meio da investigação e da reflexão, de forma ativa, prática e criativa”, destaca a professora Roseli.

Inscrições e seleção 

Podem se inscrever gestores de Secretarias Estaduais de Educação, envolvidos na elaboração e implementação de políticas ou programas relacionados ao ensino de Ciências no Ensino Fundamental ou Médio, recomendados por sua respectiva Secretaria de Educação; professores do Ensino Fundamental II ou Médio de escolas públicas de redes estaduais; e professores de Ensino Médio de Escolas Técnicas e Institutos Federais.

Serão selecionados 250 participantes, sendo que 54 receberão bolsas para custear despesas com passagem aérea, hospedagem e alimentação. Os nomes dos selecionados – tanto para o evento como para as bolsas – serão anunciados no site do evento no dia 17 de junho.

Informações completas sobre as inscrições, os critérios de seleção e a programação estão disponíveis neste site.

.

*Texto da Assessoria de Imprensa do LSI-TEC


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.