Palestra na USP terá como tema a “Tecnologia do Oprimido”

O professor David Nemer irá proferir palestra sobre como os moradores de favelas apropriam diferentes tecnologias para navegar por fontes digitais e não digitais de opressão

27/02/2024 - Publicado há 2 meses
Palestra na USP tem como tema a Tecnologia do Oprimido, termo que analisa os modos de uso da tecnologia por moradores de favelas – Fotomontagem: Jornal da USP – Imagens: Fernando Frazão/Agência Brasil e user18526052/Freepik

No próximo dia 6 de março, das 17 às 19 horas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), acontecerá o seminário A Tecnologia do Oprimido, com o professor David Nemer. Para este encontro, que será nas modalidades presencial e on-line, o professor Nemer baseou-se numa extensa etnografia para fornecer um rico relato de como os moradores de favelas apropriam diferentes tecnologias para navegar por fontes digitais e não digitais de opressão – e até mesmo, às vezes, prosperar.

Carolina Parreiras – Foto: Lattes

De acordo com a coordenadora do evento, professora Carolina Parreiras, ligada ao Departamento de Antropologia da FFLCH e pós-doutoranda da Unicamp, a palestra é parte das atividades do Laboratório Etnográfico de Estudos Tecnológicos e Digitais (Letec) que também é coordenado por Carolina. O seminário é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e é destinado a toda a comunidade USP (alunas/os, professores/as e pesquisadores/as) e também ao público externo interessado no tema.

“David Nemer também falará sobre sua experiência em torno da relação entre desinformação, radicalização e ascensão da nova direita no Brasil”, descreve Carolina. Ela destaca que o professor falará ainda sobre seu livro Tecnologia do Oprimido, no qual ele analisa os modos de uso da tecnologia por moradores de favelas, utilizando o conceito de “tecnologia mundana”. Com base no trabalho do educador Paulo Freire, Nemer elabora um quadro teórico decolonial e interseccional chamado Tecnologia Mundana para analisar como as tecnologias podem ser simultaneamente espaços de opressão e ferramentas na luta pela liberdade.

Quem é David Nemer

Brasileiro nascido em Vitória (ES), David Nemer é professor nos departamentos de Estudos de Mídia e Antropologia e diretor do Programa de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Virgínia (EUA). Ele também é professor associado do Berkman Klein Center for Internet and Society, da Universidade de Harvard, também nos EUA. Nemer é autor dos livros Tecnologia do Oprimido (Milfontes, 2021, e MIT Press, 2022), vencedor do Prêmio Marcel Roche, e Favela Digital: O outro lado da tecnologia (Editora GSA, 2013). Possui mestrados em Antropologia pela Universidade da Virgínia e em Ciência da Computação pela Universidade do Sarre (Alemanha), e é Ph.D. em Computação, Cultura e Sociedade pela Universidade de Indiana. Nemer escreve para o The Guardian, El País, The Huffington Post (HuffPost), Salon, The Intercept_, UOL e CartaCapital. Como informa Carolina, esta é a primeira vez que o professor Nemer profere palestra na USP.

O encontro terá lugar na sala 24 do edifício de Filosofia e Ciências Sociais, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: carolparreiras@gmail.com

Cartaz de divulgação do evento – Foto: Divulgação/FFLCH-USP