No Sambódromo, carnaval populariza tema da indústria 4.0 com apoio da universidade

Para Marcos Barreto, professor da Poli, a principal mensagem é a da importância da educação para enfrentar as mudanças da quarta revolução industrial

 21/02/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Lançamento do enredo do tema da escola de samba Rosas de Ouro – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Logo da Rádio USP

Com objetivo de popularizar a indústria 4.0, também chamada de quarta revolução industrial, a Rosas de Ouro escolheu a inovação tecnológica como atrativo para os desfiles do Carnaval 2020 de São Paulo, juntamente com o enredo Tempos Modernos

Para tal feito, a escola de samba se aliou a importantes centros de pesquisa, como a Escola Politécnica da USP, o Centro Universitário FEI, o Instituto Mauá de Tecnologia e o Insper. “A universidade está muito engajada para este Carnaval, com uma mensagem importante: das mudanças que estão acontecendo na indústria 4.0”, comenta Marcos Barretto, professor da Poli.

“As pessoas ficam assustadas com a questão da revolução 4.0. ‘Eu vou perder o emprego?’ não, você não vai, vão vir novos empregos. É uma conscientização e democratização do enredo para todo mundo conhecer [essa revolução] 4.0”, declara a diretora da escola, Angelina Basílio. 

Ouça a matéria completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.