Sombra de Trump paira ameaçadoramente sobre a ciência

Glauco Arbix mantém a esperança de que cientistas, educadores e pesquisadores americanos não fiquem com Donald Trump, para o bem da ciência

 12/03/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 15/03/2024 as 7:16

Logo da Rádio USP

Glauco Arbix não tem nenhuma dúvida a respeito: se Donald Trump ganhar as eleições presidenciais nos EUA, o mundo não será o mesmo. E o pior, segundo ele, é que as consequências não estarão restritas somente àquele país, mas ao mundo todo. “Isso porque a ciência americana tem um peso enorme na definição dos caminhos da pesquisa científica, sua influência nas estratégias, ciência de pesquisa, é enorme, a pesquisa americana define tendências em praticamente todas as áreas do conhecimento.” O fato é que as propostas em disputa nos Estados Unidos apontam para caminhos muito diferentes, “porque os dois candidatos (Joe Biden e Trump) têm visões opostas sobre uma série de questões científicas”. E aqui Arbix se dispõe a apontar as visões opostas de ambos os candidatos em relação a diversas áreas.

“Biden defendeu a integridade científica e protegeu as análises e decisões baseadas em evidências;  Trump, pelo contrário, atacou a ciência, escondeu dados, perseguiu cientistas, impediu a divulgação de dados, de análises, de resultados de pesquisa que iam contra suas ideias […] agora mesmo, nas primárias, Trump prometeu expandir a produção de petróleo mais uma vez e anunciou que vai desmontar a lei de redução da inflação aprovada por Biden, o que seria uma regressão enorme para os Estados Unidos e para o mundo […] a área de saúde, nos Estados Unidos, treme diante da possibilidade de ver outros quatro anos com Trump; em seu governo, tentou cortar o orçamento dos institutos nacionais de saúde e atacou o CDC , que é o Centro de Controle de Doenças, criticando e fustigando seus cientistas durante a pandemia.”

Arbix complementa sua análise acrescentando o Brasil nesse cenário e lembrando que também terá muito a sofrer em caso de vitória de Trump, até porque o País vive uma situação muito parecida com a que acontece naquele país da América do Norte. “Aqui no Brasil, nós procuramos superar as consequências da mediocridade que tomou conta do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação nos quatro anos do governo anterior, para não falar das agressões à democracia. E todos vocês sabem que a ciência livre faz parte do coração da democracia, por isso, eu acredito que cientistas, educadores e os pesquisadores americanos não ficarão com Trump, nem em cima do muro, e espero que o mesmo ocorra aqui no Brasil, para a saúde da nossa ciência.”


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.