Cursos on-line ensinam como manejar o sangue em tempos de covid-19

Voltados para profissionais da saúde e estudantes, os cursos de Hemoterapia Aplicada e Medicina Transfusional são oferecidos gratuitamente pelo Hemocentro de Ribeirão Preto; inscrições vão até 29 de janeiro

19/01/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 22/01/2021 as 10:45
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

Área da medicina que utiliza o sangue como tratamento para várias condições de saúde, a Hemoterapia Aplicada é um dos cursos on-line que são oferecidos gratuitamente pelo Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP. A instituição, que é um dos mais importantes centros de hemoterapia e hematologia do País, recebe as inscrições até o dia 29 de janeiro na área de cursos do seu site neste link.

As aulas são mensais (11 aulas no total), sempre às 12h30, com uma hora de duração. Terão direito a certificado os participantes com presença em pelo menos oito datas. As disciplinas são destinadas a médicos hemoterapeutas, farmacêuticos, biomédicos, biólogos, enfermeiros, assistentes sociais e alunos de graduação e pós-graduação.

O curso de Hemoterapia Aplicada, oferecido desde 2007, aborda conteúdos voltados à parte prática da atividade. Também apresenta questões atualizadas sobre a pandemia com temas como Procedimentos de limpeza e desinfecção em tempos de covid-19, Treinamentos e auditorias em tempos de covid-19 e Testes laboratoriais para o sars-cov-2. A relação completa de aulas você encontra aqui.

Também promovido pelo Hemocentro de Ribeirão Preto, outro curso com inscrições abertas é o de Medicina Transfusional. Criado em 2004, traz temas básicos e avançados da área, além de uma aula específica sobre Plasma convalescente para a covid-19.  A participação também é gratuita e as inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de janeiro neste link.

.

Curso de Hemoterapia Aplicada
Inscrições: até 29 de janeiro
Página do curso: www.hemocentro.fmrp.usp.br/ensino/cursos/curso-de-hemoterapia-aplicada