Congresso apresenta evidências científicas para a excelência na odontologia

Durante quatro dias, evento promovido pela Faculdade de Odontologia de Bauru da USP apresentará cerca de 650 trabalhos científicos e 40 palestras nacionais e internacionais

 10/05/2021 - Publicado há 3 anos
Evento terá quatro dias de atividade e palestras on-line – Foto: USP Imagens

.

Um dos principais eventos da odontologia nacional, o Congresso Odontológico de Bauru será realizado no período de 12 a 15 de maio, no formato on-line, com o tema Ciência aliada à clínica: caminhos para a Odontologia de excelência no dia a dia e presta homenagem à professora e pesquisadora Daniela Gamba Garib Carreira, que nomeia o evento. As inscrições podem ser feitas com cadastro on-line, para estudantes de graduação e pós-graduação o valor é de R$ 100 para participação no congresso. A programação, demais valores e informações adicionais estão neste link.

O congresso, que está na 34ª edição, é promovido pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP e tem como objetivo chamar a atenção sobre a importância de se conhecer e aplicar a ciência e suas evidências nas diversas especialidades odontológicas e interfaces de conhecimento com outras áreas, como a fonoaudiologia e a medicina. Por esta via, os organizadores esperam aproximar o suporte das evidências científicas desenvolvidas em pesquisas de forma mais efetiva à prática clínica, gerando reais benefícios aos pacientes.

O participante terá a oportunidade de conhecer mais sobre os estudos e práticas que estão sendo realizados no segmento odontológico nos dias atuais e interagir com suas diferentes especialidades, como dentística e endodontia, prótese, harmonização orofacial, periodontia, cirurgia, implante, odontologia legal, saúde coletiva, odontopediatria, ortodontia, entre outras importantes áreas do conhecimento da odontologia nacional e internacional.

Interface com a saúde

A coordenadora científica do 34º COB, professora Ana Carolina Magalhães, destaca as interfaces que o evento promove com áreas afins. “Essa integração pode atrair não só dentistas, como também fonoaudiólogos, médicos e outros profissionais da área da saúde. Contaremos com a participação de palestrantes de instituições nacionais e internacionais, como Alemanha, Bélgica e Estados Unidos, além de profissionais vinculados a empresas que abordarão um pouco mais da prática a respeito de produtos oferecidos pelo mercado”, acrescenta.

Ana Carolina ressalta que o formato completamente on-line também tem seu lado vantajoso. “Porque a pessoa que fizer a inscrição tem acesso a todas as palestras, não haverá limitação. E, mesmo que não possa assistir de forma síncrona, a palestra ficará disponibilizada por dois meses após o evento.”

Para incentivar a pesquisa e seus pesquisadores, serão premiados os melhores trabalhos apresentados. Além dos certificados, em algumas palestras serão sorteados brindes aos participantes, que serão posteriormente enviados por correio.

Tradição

Há 34 anos a FOB iniciou uma programação científica no mês de maio, como parte de seu calendário anual, possibilitando maior interação entre a comunidade acadêmica e profissional e os(as) pesquisadores(as) e profissionais das diversas áreas da odontologia. Esta ideia concretizou-se com atividades que caracterizaram as chamadas Jornadas Odontológicas (JOB – Jornada Odontológica de Bauru) por mais de duas décadas, consolidando-se a partir de sua 22ª edição, no ano de 2009, como congresso, o Congresso Odontológico de Bauru (COB).

Para saber mais, siga nas redes sociais: @34cob (Instagram) e Congresso Odontológico de Bauru (Facebook). Link dos anais do evento: cob.fob.usp.br.

.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação do Campus Bauru

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.