Alunos que participam do Provão Paulista já podem escolher cursos de graduação em portal on-line

Estudantes da terceira série do ensino médio de escolas públicas devem optar até o dia 8 de dezembro por cursos superiores para ingresso na USP, Unesp, Unicamp, Fatec e Univesp; são mais de 15 mil vagas

01/11/2023 - Publicado há 6 meses
Este é o primeiro ano do Provão Paulista, nova forma de ingresso nas universidades públicas estaduais para alunos da rede pública – Foto: Divulgação/Secretaria da Educação de SP

.
Estudantes de escolas públicas de São Paulo matriculados em 2023 na 3ª série do ensino médio já podem escolher os cursos de graduação disponíveis no Provão Paulista: são mais de 15 mil vagas no ensino superior com início em 2024. Para participar, basta acessar até o dia 8 de dezembro o portal de escolhas neste link, usando o nome e registro do aluno (RA). Alunos vindos de redes públicas de outros Estados que se inscreveram na prova devem fornecer nome e CPF.

No processo de escolha, o aluno pode selecionar entre uma e 11 opções em três grupos, distribuídas da seguinte forma:

1.  USP, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
    é possível escolher até três cursos, em duas dessas universidades. Por exemplo, dois cursos na USP — em qualquer campus — e um na Unesp. Ou dois cursos na Unesp e um na Unicamp. Não é possível escolher um curso em cada uma dessas três universidades, conforme regras do edital nº 1 de 2023 do Provão Paulista
    .
  2.  Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs)
    o estudante pode escolher até cinco opções nas Fatecs para ingresso no primeiro semestre
    .
  3.  Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)
    escolha de até três cursos da Univesp, neste caso para ingresso no segundo semestre de 2024

Após fazer as opções, o estudante precisa confirmar suas escolhas que ficam registradas em seu perfil. E caso mude de ideia, é possível alterar as escolhas até o prazo final de inscrição (dia 8 de dezembro). Após esse período, só será possível o acesso ao portal para consulta.

Datas e locais de prova

O Provão Paulista da 3ª série do ensino médio está marcado para os dias 28 de novembro, das 8h às 12h, e 29 de novembro, das 8h às 13h. A prova será impressa, de múltipla escolha e dividida por áreas do conhecimento. No primeiro dia (28), as questões serão de linguagens e suas tecnologias, além de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia (29), os conteúdos serão referentes a matemática e suas tecnologias, ciências humanas e sociais e redação.

Outros 810,8 mil estudantes matriculados na 1ª e 2ª séries do ensino médio farão provas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Os estudantes da 2ª série fazem a prova no período da manhã — das 8h às 12h, nos dois dias — e os estudantes mais novos, da 1ª série, no período da tarde, das 14h às 18h, nos dois dias.

Todos os estudantes das três etapas do ensino médio matriculados nas escolas estaduais dos 645 municípios, nas escolas municipais e nas unidades do Centro Paula Souza, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), farão as provas em suas próprias escolas.

O aluno deve conferir o horário de aplicação das provas, pois quem estuda no período da manhã pode fazer provas no período da tarde, e vice-versa. O mesmo acontece com estudantes do período noturno, pois as provas serão aplicadas só no período da manhã ou tarde. Alunos que trabalham devem pedir a comprovação da participação nas provas diretamente à secretaria de sua escola.

Alunos matriculados nas primeiras séries do ensino médio devem obrigatoriamente participar das provas deste ano, pois a nota desta primeira edição será considerada quando ele estiver na 3ª série.

Alunos vindos de redes públicas de outros Estados

Alunos que não estão matriculados em 2023 na rede pública paulista ou nas Etecs devem fazer as provas na capital paulista. As inscrições são neste link, usando CPF:

• – alunos da 1ª série: 30 de novembro e 1º de dezembro, das 14h às 18h, na Escola Estadual Caetano de Campos (Rua João Guimarães Rosa, 111, Consolação, São Paulo-SP)
  • – alunos da 2ª série: 30 de novembro e 1º de dezembro, das 8h às 12h, na Escola Estadual Caetano de Campos
  • – alunos da 3ª série: 28 e 29 de novembro, das 8h às 12h no primeiro dia e das 8h às 13h no segundo dia

– com nomes iniciados de A a D – Escola Estadual Padre Anchieta (Rua Visconde de Abaeté, 154, no Brás)
– com nomes iniciados de E a L – Escola Estadual Caetano de Campos (Rua João Guimarães Rosa, 111, Consolação)
– com nomes iniciados de M a Z – Escola Estadual Miss Browne (Rua Padre Chico, 102, Perdizes)

Confira mais informações para alunos da rede pública de outros Estados neste link.

Resultados e chamadas

Os resultados serão divulgados pela Secretaria da Educação na segunda quinzena do mês de janeiro. Serão três chamadas unificadas, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. As instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão divulgar listas de chamadas posteriores às três organizadas pela Secretaria da Educação.

Para fazer a escolha dos cursos, acesse o Portal de Escolhas do Provão Paulista em: https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br

Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo