Provão Paulista será aplicado nos dias 28 e 29 de novembro

Todos os alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo estão inscritos no Provão, voltado para o ingresso nas universidades públicas de São Paulo

 05/10/2023 - Publicado há 5 meses
Por
15.389 vagas em universidades estaduais serão oferecidas para estudantes que prestarem o Provão Paulista – Foto: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

 

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo divulgou, no dia 29 de setembro, as datas de aplicação do Provão Paulista para alunos do 3º ano do ensino médio: 28 e 29 de novembro de 2023. O exame é voltado para alunos da rede estadual de ensino, que já estão automaticamente inscritos.

O Provão Paulista é a nova modalidade de ingresso desses estudantes na USP, na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e nas Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs).

Ao todo, serão oferecidas 15.369 vagas. Para a USP, serão 1.500 vagas.

+ Mais

Fuvest 2024: vestibular da USP recebe inscrições até o dia 10 de outubro

USP oferecerá 1.500 vagas a alunos de escolas públicas no Provão Paulista

A partir do dia 1º de novembro, será possível definir as opções de curso da preferência do aluno, em site a ser divulgado pela Secretaria da Educação juntamente com as universidades. 

Para alunos que estão no 1º ano do ensino médio, a prova será aplicada de forma seriada em 2023, 2024 e 2025. Aos que estão no 3º ano, o Provão de 2023 poderá valer para o ingresso nas universidades já em 2024. 

Para esses, a prova será impressa, de múltipla escolha e dividida por áreas do conhecimento. No primeiro dia (28), as questões serão de linguagens e suas tecnologias, além de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia (29), os conteúdos serão referentes a matemática e suas tecnologias, ciências humanas e sociais e redação. 

A participação dos estudantes no Provão Paulista não inviabiliza que eles possam ingressar na USP pela Fuvest ou pelo Enem USP. 

(Com informações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo)

* Estagiária sob supervisão de Adriana Cruz


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.