Pesquisadora conta como a Física pode contribuir com a arte

Em colóquio na próxima quinta (25), Márcia Rizzuto fala sobre técnicas usadas para analisar obras de arte

22/05/2017 - Publicado há 7 anos
Márcia de Almeida Rizzutto analisa a obra A Negra de Tarsila do Amaral – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Em parceria com museus de São Paulo, um grupo do Instituto de Física (IF) da USP vem realizando diversas investigações científicas voltadas a estudos e análises de objetos de arte e do patrimônio histórico cultural. Em uma delas, por exemplo, os pesquisadores ajudaram a desvendar como Candido Portinari combinava os pigmentos para criar as cores de suas telas.

Um pouco desse trabalho será apresentado pela professora Márcia de Almeida Rizzutto nesta quinta-feira (25), em colóquio gratuito e aberto ao público.

Leia mais em Física da USP quer criar laboratório móvel para analisar obras de arte e
Capela do Museu Casa de Portinari é avaliada por pesquisadores da USP

Inicialmente, os métodos de análise do grupo estavam restritos a técnicas com uso de feixes iônicos. Atualmente, novos métodos de análises foram incorporados e abrangem as técnicas de imageamento, caracterizações elementares e composicionais com equipamentos portáteis.

Estas técnicas se complementam e ajudam no entendimento dos materiais e técnicas utilizadas no processo criativo e de manufatura dos objetos. Os estudos e análises permitem desvendar parte do processo criativo dos artistas e identificar traços e imagens escondidos.

Física e Arte: um amplo diálogo pode acontecer com grandes descobertas
Data: 25 de maio (quinta-feira)
Local: Auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física
Endereço: Rua do Matão, 1.371, Cidade Universitária, São Paulo-SP
Como chegar: http://portal.if.usp.br/ifusp/node/1401
Entrada gratuita. Sem necessidade de inscrição prévia.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IF