Grupo de pesquisa da USP ajudou no combate à poluição do ar

Nos anos de 1970, o Instituto de Física estudou partículas de poluição e contribuiu para políticas públicas

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

 

O problema da poluição do ar dependia das definições do padrão de qualidade do ar para ser resolvido. Essa era a ideia dominante no final dos anos 1970. Foi o professor do Instituto de Física da USP, Celso Orsini, que buscou compreender as partículas da poluição e criou um grupo de estudos sobre o tema. O professor Saldiva explica como essa iniciativa gerou especialistas na Universidade e influencia até hoje a vida da população de São Paulo.

O quadro Histórias do Saldiva é apresentado todas as terças-feiras no Jornal da USP pelo  professor da Faculdade de Medicina (FMUSP) e atual diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA), Paulo Saldiva. Nele, o professor conta um pouco da história da Universidade.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados