Violeiro gaúcho apresenta ritmos campeiros ao som da viola

Mestre da viola caipira, Valdir Verona executa os mais diversos ritmos da cultura campeira: xote, polca, valsa, rancheira, vanera, bugio e chamamé

 08/04/2021 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta obras do violeiro e professor Valdir Verona, entre elas o trabalho Ritmos Campeiros no Rio Grande do Sul. No repertório, o músico traz influências da música gaúcha, além de diversos ritmos como o xote, a polca, a valsa, a rancheira, a vanera, o bugio e o chamamé. 

Natural de Caxias do Sul, Verona desenvolve, desde a década de 1990, trabalhos como recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras e tablaturas e oficinas, com o intuito de resgatar traços da viola de dez cordas na música sulista. 

Neste programa Revoredo, Verona apresenta as músicas Laranjeira; Boi barroso; Dança dos facões; Rancheirinha; Toada gaúcha; Casamento da Doralice; Vanera missioneira; Chamamé; Dunas; Catavento; Caminhos do interior e Cores de outono.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.