Uso de IA no Direito deve ser feito com cautela

Para Cristina Godoy, há muitas questões éticas relacionadas ao uso da inteligência artificial

 05/02/2024 - Publicado há 3 meses
Por
Mesmo com o avanço da tecnologia, ainda é necessário que humanos revisem o conteúdo criado – Foto: Pixabay/geralt
Logo da Rádio USP

A inteligência artificial, mais conhecida como IA, já é uma realidade. O que um dia era encontrado apenas nos livros de ficção científica se tornou parte do nosso cotidiano. De assistentes virtuais à IA utilizada na indústria, a inteligência artificial se torna cada vez mais presente em setores inimagináveis há alguns anos. Dentre eles, o Direito, em que a junção entre homem e máquina está sendo tão discutida que já possui até nome: Direito Instantâneo. 

+ Mais

Punição de advogado nos EUA pelo uso indevido do ChatGPT abre discussão sobre o uso da ferramenta

Muitas vezes criticado pela demora no andamento dos processos, o Direito Instantâneo seria a solução de muitos desses problemas. Com a IA generativa, ou seja, inteligência artificial que a partir de um banco de dados seria capaz de criar novas imagens, textos e documentos, um novo paradigma para o setor é possível, diminuindo o tempo entre o pedido e o documento pronto. Todavia, apesar da expectativa de alguns profissionais da área, essa perspectiva positiva no uso de IA no Direito não é um consenso. 

Cristina Godoy – Foto: FD-USP

Segundo a professora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, Cristina Godoy, há muitas questões éticas relacionadas ao uso da IA. “Quando um advogado usa IA como o ChatGPT, ele deve colocar dados sensíveis de clientes, empresas e informações pessoais. Nós não sabemos para onde vão essas informações.”

Trabalho ainda é necessário 

Para além de questões éticas, Cristina destaca que, mesmo que o uso da IA seja seguro, ainda é necessário a revisão humana. “Você pode usar esse recurso, mas ele ainda comete muitos erros, nós sabemos que as IAs generativas são passíveis de alucinação, então tudo isso ainda exige que o advogado revise os documentos e textos feitos por essas ferramentas.”

Todavia, Cristina reconhece que a IA pode ser uma boa aliada. “Eu vejo benefícios, ela pode fazer resumos, traçar linhas do tempo dos casos, ajudar a identificar determinados documentos, mas sempre nessa perspectiva de ajuda, de facilitar.”

Empregos não estão em xeque

Cristina argumenta que, devido aos problemas relacionados ao uso ético e prático dessas ferramentas de IA, o Direito Instantâneo está longe de ser um fato. “Eu não vejo essa possibilidade do Direito Instantâneo. Nós temos muitas questões éticas relacionadas, não sabemos para onde esses dados vão e muito menos como eles são computados e, para além disso, temos questões práticas.”

Cristina completa afirmando que, por conta disso, ela não vê a IA tomando os postos de trabalho dos profissionais da área. “Eu não vejo os profissionais perdendo os seus empregos para as IAs em um futuro próximo. O que pode acontecer é alguns profissionais perderem seus empregos por não se manterem atualizados, mas para as IAs eu acho difícil.”

*Estagiário sob supervisão de Ferraz Junior


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.