Sonda New Horizons mostra que estrelas vistas do espaço parecem ocupar outra posição

A sonda da Nasa, que trouxe dados importantes sobre Plutão, já cumpriu sua missão e está quase saindo do sistema solar, mas ainda é usada para experimentos pelos cientistas

 

Em 2015, a sonda New Horizons, da Nasa, se tornou a primeira do tipo a sobrevoar Plutão. Mesmo agora, perto da fronteira do sistema solar, o projeto ainda tem trazido revelações interessantes. Um experimento conduzido pela equipe da New Horizons mostrou como estrelas que conhecemos parecem diferentes quando vistas da borda do sistema solar, um efeito que os cientistas chamam de paralaxe.

Nesta edição de Entender Estrelas, o astrofísico João Steiner, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, conta um pouco da missão e próximos passos da sonda da Nasa, que já finalizou seu objetivo original, além de explicar o que é o efeito de paralaxe.

Clique no player acima para ouvir.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.