Raios cósmicos contam a história da nossa ciência e dão destaque ao Brasil

Estudo deste tipo de radiação, com origem em objetos do espaço sideral, marcou a história da física e astrofísica de partículas no País

Na edição anterior de Entender Estrelas, o astrofísico João Steiner, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, nos apresentou aos raios cósmicos, partículas de energia elevada com diversas origens na galáxia e fora dela.

Na coluna desta semana ele prossegue falando do tema e conta que esse fenômeno é um objeto de pesquisa marcante na história da astrofísica brasileira, com forte tradição em seu estudo. Nomes como César Lattes, Mario Schenberg  e Gleb Wataghin (russo radicado no Brasil) fizeram importantes contribuições para a ciência sobre os raios cósmicos em si e sobre outros tópicos, como a física de partículas, a partir deles.

Clique no player acima para ouvir.

Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.