Colisão de estrelas de nêutrons gerou ondas gravitacionais

Fusão dos objetos chama atenção porque a massa das duas estrelas envolvidas é bem maior do que o esperado

Pesquisadores do observatório Ligo confirmaram agora a origem de ondas gravitacionais que foram detectadas em abril de 2019. Tudo indica que elas vieram da fusão de duas estrelas de nêutrons. Essa é segunda vez que um evento como esse é detectado por meio de ondas gravitacionais.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner relembra o que são as ondas gravitacionais, que representam uma nova área dentro da astronomia, e a importância de entender a origem das detecções que vêm sendo feitas pelo Ligo.

Ouça detalhes clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.