Software ajuda laboratórios a organizarem seus produtos químicos

Katiucia Paiva explica que o gerenciamento desses reagentes e resíduos permite a rastreabilidade de todo o processo dentro dos centros de pesquisa

27/02/2024 - Publicado há 2 meses

Logo da Rádio USP

Após um longo dia de estudos, vemos que a mesa sempre acaba mais bagunçada do que começou. Se nosso local de trabalho fosse um laboratório que mexe com produtos químicos, fármacos e coisas semelhantes, organizá-lo seria imprescindível.

Plataforma Mendeleev — em homenagem a Dmitri Mendeleev, criador da primeira versão da tabela periódica — é um registro de software que já é aplicado em alguns institutos dentro da própria USP, mas pretende alcançar um público maior.

“Nossa tecnologia é única em termos de abrangência na gestão de produtos e resíduos químicos e rastreabilidade no meio universitário“, explica a professora Katiucia Batista da Silva Paiva, do Instituto de Ciência Biomédicas (ICB) da USP, que também é uma das principais responsáveis pelo software.

Aplicabilidade

Katiucia Batista da Silva Paiva – Foto: Lattes

“Ela foi desenvolvida no ICB em 2016 por meio de uma parceria de docentes e funcionários e toda a programação foi realizada pelo nosso setor de informática. Em 2019, realizamos o registro de software junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e, desde então, figuramos no portfólio de tecnologias da USP”, conta a professora.

A tecnologia está em uso no ICB há sete anos por 140 laboratórios de pesquisa e outros setores, informa Katiucia. Dentro da USP, o software pode ser reprogramado pela Superintendência de Tecnologia e Informação (STI) da Universidade e atender às unidades que dependem desse tipo de gestão. Fora dela, a ferramenta pode ser licenciada para outras universidades ou por empresas que queiram prestar esse tipo de serviço.

Objetivo

A professora ressalta que o gerenciamento de produtos e resíduos químicos é uma área pouco institucionalizada e interligada com outras áreas dentro da universidade. Por isso, são necessárias ferramentas que auxiliem nessa organização.

“Nesse sentido, a Plataforma Mendeleev foi desenvolvida para mitigar essa deficiência e ser a ferramenta que forneça dados relevantes para a gestão de reagentes e resíduos químicos, bem como suprir as informações a serem reportadas. A ferramenta deve ser associada a uma Comissão de Segurança Química ou afim para que a gestão seja completa”, explica Katiucia.

Tabela gerada por meio da Plataforma Mendeleev – Imagem: Reprodução/AUSPIN

Como funciona

A Plataforma Mendeleev é um sistema online voltado para auxiliar os laboratórios de pesquisa a se organizarem quanto à gestão de produtos e resíduos químicos. São três funções principais disponíveis e interligadas dentro do software: a de Inventário, outra de Reagentes Químicos Controlados e a última de Resíduos Químicos. Além dessas, existe também a de Troca de Reagentes, que é um sistema de oferta e procura de reagentes, por meio do qual todos os usuários recebem notificações e as trocas podem ser feitas de maneira segura.

“[A ferramenta] Inventário é para o registro de produtos químicos na validade; a de Reagentes Químicos Controlados, para registro de produtos químicos controlados por órgãos fiscalizadores — como Polícias Civil e Federal e Exército Brasileiro — e confecção de mapas de controle; e a de Resíduos Químicos, para o registro de produtos químicos vencidos e resíduos químicos líquidos e solicitação de coleta”, detalha a professora.

Katiucia ainda acrescenta que é possível gerar relatórios de diversos níveis e os dados adquiridos podem ser aplicados ao Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (PGRSS). “Institucionalmente, temos rastreabilidade em todo o processo de descarte de resíduos químicos desde sua geração até o destino ambientalmente correto”, acrescenta.

*Estagiária sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo

Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres