Rubens Barbosa comenta saída da Argentina do Mercosul

Na opinião do embaixador, ao Brasil cabe esperar e avaliar as medidas jurídicas, institucionais e operacionais necessárias para não afetar as negociações em andamento

 28/04/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

A Argentina decidiu não participar mais das negociações comerciais com o Mercosul, usando como justificativa a necessidade de proteger a indústria e manter os empregos, devido à sua crise política, social e econômica.

De acordo com o colunista Rubens Barbosa, o governo argentino, com essa posição, inovou nos procedimento decisórios do Mercosul, informando unilateralmente que resguarda o direito de negociar eventualmente a volta da sua participação nas negociações com os países que compõem o Mercosul. “Essa atitude unilateral de comunicação direta com o Mercosul contrasta com o pedido de flexibilização e gradual redução da tarifa externa comum, que o Brasil submeteu aos parceiros no começo do ano, seguindo os termos do tratado de Assunção”, explica o colunista.

Para Barbosa, cabe ao Brasil esperar e avaliar as medidas jurídicas, institucionais e operacionais necessárias para não afetar as negociações em andamento. “É preciso aguardar a negociação e ratificação do acordo com a União Europeia para ver como a Argentina vai reagir no curso das negociações de ratificação”, ressalta.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.