Reformulação do sistema produtivo e políticas públicas podem enfrentar a insegurança alimentar no Brasil

A fome é reflexo de um conjunto de circunstâncias que envolvem o sistema agroalimentar, a produção, a distribuição, mas que envolve também as políticas públicas, diz Ricardo Abramovay

 15/05/2023 - Publicado há 12 meses
A agricultura produtiva do Brasil não condiz com as estatísticas de fome no País – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Logo da Rádio USP

O Brasil está entre os maiores produtores agropecuários do mundo. O País também é o primeiro exportador mundial de carne e está entre os cinco primeiros exportadores mundiais de carne de frango e de carne suína. Além desses, soja, milho e cana-de-açúcar agregam à lista.  

A agricultura produtiva do Brasil não condiz com as estatísticas de fome no País, como explica Ricardo Abramovay, titular da Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública da USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP: “A fome não é um fenômeno que possa ser caracterizado de maneira fechada, numa caixinha, ela é um reflexo de um conjunto de circunstâncias que envolvem o sistema agroalimentar, a produção, a distribuição, mas que envolve também as políticas públicas”.

Particularidades da fome 

O professor comenta que a fome no Brasil é diferente da fome que acomete outros países: “Essas notícias [sobre fome] se referem a países que estão ou em guerra civil ou que não têm produção alimentar suficiente e dependem de importações de alimentos. E, aí, a população fica fisicamente sem alimentos. Não é o nosso caso. No caso brasileiro, latino-americano em geral, há alimentos suficientes para a população, o que acontece é que nós temos crise econômica, desemprego etc.”.

Ricardo Abramovay – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Num cenário de pouco acesso à alimentação devido ao desemprego, é papel do Estado oferecer políticas que garantam à população o número adequado de refeições por dia: “Essas políticas foram desmanteladas durante o governo de fanatismo fundamentalista que nós tivemos nos últimos quatro anos. Isso precisa ser reconstituído, e para reconstituir isso você precisa de cadastro, eles desmantelaram o Cadastro Único, você precisa mobilizar assistência social, que igualmente foi desmantelada”, defende Abramovay. 

Outro fator que está sendo discutido é o aumento de alimentos voltados para o abastecimento interno e sua importância para uma alimentação mais saudável no País. Exemplo disso é a queda da produção do feijão, alimento essencial e nutritivo do cotidiano brasileiro: “Nós temos uma vantagem, como país, de termos o hábito de consumo de feijão com arroz, que é um alimento muito saudável. Nós ainda não temos um consumo de alimentos ultraprocessados como têm os Estados Unidos, onde 60% das calorias que os americanos ingerem são de alimentos ultraprocessados”. 

Novas perspectivas

Para combater a fome é preciso pensar grande. Abramovay dá alguns exemplos de como enfrentar esse problema com reformulação do sistema produtivo e mais políticas públicas: “Nós precisamos de uma reforma tributária saudável, sustentável e solidária. Isso significa que nós vamos tributar aqueles produtos que fazem mal para a saúde, mesmo que esses produtos criem emprego, mesmo que esses produtos gerem arrecadação tributária e até algum tipo de inovação tecnológica. Se eles fazem mal à saúde, eles têm que ser objetos de uma tributação, para que o seu preço aumente e o seu consumo diminua”.

Outra possibilidade é a agricultura urbana: a agricultura urbana tem um potencial imenso. Um estudo do Instituto Escolhas mostra que, em Belém, por exemplo, seria possível, por meio da agricultura urbana, oferecer folhas, hortaliças e uma série de alimentos a uma população maior que a população de Belém. Esse estudo foi feito em São Paulo também, e São Paulo também tem um potencial muito grande, então nós precisamos de maior criatividade para diversificar e sobretudo aproximar a produção agropecuária do consumidor”, conclui. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.