Novas alternativas de geração de energia são essenciais

Professora aconselha que a população gere energia em suas próprias residências, como, por exemplo, a partir da energia solar

 31/10/2018 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

O programa Ambiente é o Meio desta semana traz entrevista com a professora Suani Teixeira Coelho, graduada em Engenharia Química pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Ela é mestre e doutora em Energia pelo Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGE) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), onde atualmente é professora e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Bioenergia (GBio), todos da USP.

Suani atua principalmente nos seguintes temas: biomassa, geração de energia com biomassa, geração descentralizada, resíduos sólidos urbanos e rurais, cogeração, biogás, análise de ciclo de vida, externalidades e cana-de-açúcar.

A professora fala sobre o acesso à energia elétrica, num mundo em que cerca de 1 bilhão de pessoas não recebe energia elétrica em casa, usa querosene e lamparina. E, ainda, 3 bilhões usam lenha ou esterco de animal para produzir a própria energia. No Brasil, diz ela, o consumo está aumentando e é preciso aumentar também as fontes de energia.

Ela diz que esse aumento do consumo de energia é o que faz com que as tarifas também aumentem. “Por isso, precisamos criar alternativas e usar outras fontes de energia, caso contrário a tendência é sempre o aumento de preços”, afirma.

Ambiente é o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.

Ouça acima, na íntegra, o programa Ambiente é o Meio.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.